Região
Atualizado em 08/05/2024 às 10:09
Municípios da Amuceleiro vão aderir aos decretos de calamidade
Medida busca a recuperação das estradas e auxilio a agricultura e pecuária, por exemplo
Em reunião extraordinária da Associação dos Municípios da Região Celeiro (Amuceleiroa), nesta segunda-feira, 6 de maio, definiu pela adesão aos decretos de calamidade pública estadual e federal, ou pela elaboração seu próprio decreto, de acordo com as peculiaridades de cada município, diante os últimos eventos climáticos.
O objetivo do encontro foi a busca por alternativas visando ações que diminuam os prejuízos sofridos pelos municípios, e também para buscar auxiliar aqueles de outras regiões que tiveram danos mais severos.
Além da adesão e/ou elaboração dos decretos, entendeu-se também que a entidade deverá reforçar junto às autoridades estaduais e federais, os pedidos dos municípios para recuperação de estradas e pontes danificadas, liberação de recursos, auxílio à agricultura e pecuária, inclusive para isenção do débito dos custeios e/ou redução de seus prazos.
SOS Rio Grande do Sul
Sobre o auxilio aos municípios mais atingidos, a Amuceleiro irá aderir integralmente a campanha de doações de recursos do estado do Rio Grande do Sul, via PIX, denominada SOS Rio Grande do Sul e serão instalados pontos de doações de alimentos, água e itens de higiene, em todas as prefeituras. De acordo com o presidente da entidade e prefeito de Barra do Guarita, Rodrigo Locatelli Tisot, outras ações serão avaliadas nos próximos dias.