Arquivo
Atualizado em 11/03/2014 às 18:43
Municípios do Médio Alto Uruguai recebem médicos cubanos pelo Mais Médicos
A região do Médio Alto Uruguai receberá 14 novos médicos cubanos do Programa Mais Médicos. Os profissionais, que chegaram na última semana e já recebem informações sobre o trabalho no estado, atuarão nos municípios de Alpestre, Ametista do Sul, Caiçara, Cristal do Sul, Erval Seco, Dois irmãos das Missões, Trindade do Sul, Frederico Westphalen, Iraí, Planalto, Rio dos índios e Vicente Dutra. Ao todo, são 144 profissionais que fazem parte do terceiro ciclo do programa e vão atuar em 121 municípios do interior do Rio Grande do Sul. Os profissionais foram recebidos por uma equipe do Departamento de Ações em Saúde (DAS) da Secretaria Estadual da Saúde (SES), junto com outras comitivas gaúchas ligadas à área da saúde. Até esta quarta-feira, dia 12, os médicos participam da II Semana Estadual de Acolhimento, no City Hotel, em Porto Alegre, que tem como objetivo apresentar as políticas públicas de saúde do Estado e integrá-los com os gestores da saúde dos municípios que os receberão. “O SUS, no imaginário da população, é para pobres, mesmo que na realidade não seja assim. A avaliação do SUS, pelos usuários, é cada vez mais positiva, e aí entra o papel de vocês, que vão qualificar e fortalecer o sistema", disse a secretária estadual da Saúde, Sandra Fagundes durante o primeiro encontro. "Vocês irão para áreas onde a população depende quase que cem por cento do SUS, e vão trabalhar também com líderes comunitários, professores e prefeitos, contribuindo na construção da cidadania", completou. Conforme previsto em lei, os médicos são selecionados para atuar no programa durante três anos. Nesse período, os profissionais formados no exterior terão registro profissional emitido pelo Ministério da Saúde, que lhes dará o direito de atuar exclusivamente na Atenção Básica das cidades a que forem designados, com acompanhamento de tutores e supervisores. Além disso, todos os profissionais fazem especialização em Atenção Básica, oferecida pela Universidade Aberta do SUS (Una-SUS) na modalidade de educação à distância. A partir desta quarta-feira, os médicos partem para as localidades para onde foram destinados. Desde janeiro, um total de 589 profissionais chegaram ao Estado pelo Programa Mais Médicos. Médio Alto Uruguai Alpestre-1 Ametista do Sul 1 Caiçara-1 Cristal do Sul-1 Erval Seco-1 Dois irmãos das Missões-1 Trindade do Sul-1 Frederico Westphalen- 3 Irai-1 Planalto-1 Poliana Grudka- Jornalismo Grupo Chiru Comunicações
A região do Médio Alto Uruguai receberá 14 novos médicos cubanos do Programa Mais Médicos. Os profissionais, que chegaram na última semana e já recebem informações sobre o trabalho no estado, atuarão nos municípios de Alpestre, Ametista do Sul, Caiçara, Cristal do Sul, Erval Seco, Dois irmãos das Missões, Trindade do Sul, Frederico Westphalen, Iraí, Planalto, Rio dos índios e Vicente Dutra.
Ao todo, são 144 profissionais que fazem parte do terceiro ciclo do programa e vão atuar em 121 municípios do interior do Rio Grande do Sul. Os profissionais foram recebidos por uma equipe do Departamento de Ações em Saúde (DAS) da Secretaria Estadual da Saúde (SES), junto com outras comitivas gaúchas ligadas à área da saúde.
Até esta quarta-feira (12) os médicos participam da II Semana Estadual de Acolhimento, no City Hotel, em Porto Alegre, que tem como objetivo apresentar as políticas públicas de saúde do Estado e integrá-los com os gestores da saúde dos municípios que os receberão. “O SUS, no imaginário da população, é para pobres, mesmo que na realidade não seja assim. A avaliação do SUS, pelos usuários, é cada vez mais positiva, e aí entra o papel de vocês, que vão qualificar e fortalecer o sistema", disse a secretária estadual da Saúde, Sandra Fagundes durante o primeiro encontro. "Vocês irão para áreas onde a população depende quase que cem por cento do SUS, e vão trabalhar também com líderes comunitários, professores e prefeitos, contribuindo na construção da cidadania", completou.
Conforme previsto em lei, os médicos são selecionados para atuar no programa durante três anos. Nesse período, os profissionais formados no exterior terão registro profissional emitido pelo Ministério da Saúde, que lhes dará o direito de atuar exclusivamente na Atenção Básica das cidades a que forem designados, com acompanhamento de tutores e supervisores. Além disso, todos os profissionais fazem especialização em Atenção Básica, oferecida pela Universidade Aberta do SUS (Una-SUS) na modalidade de educação à distância.
A partir desta quarta-feira, os médicos partem para as localidades para onde foram destinados. Desde janeiro, um total de 589 profissionais chegaram ao Estado pelo Programa Mais Médicos.
Médio Alto Uruguai
Alpestre-1
Ametista do Sul 1
Caiçara-1
Cristal do Sul-1
Erval Seco-1
Dois irmãos das Missões-1
Trindade do Sul-1
Frederico Westphalen- 3
Irai-1
Planalto-1