Geral
Publicado em 22/02/2020 às 15:46
Municípios do RS e SC farão relatório em prol da ponte
Associações terão 60 dias para organizar documentos, relatos, imagens que serão entregues ao Governo Federal
Prefeitos, representantes da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc) e da Associação dos Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro) voltaram a se reunir na última semana, para dar continuidade as tratativas de construção de uma ponte ligando Itapiragna em Santa Catarina e Barra do Guarita, no Rio Grande do Sul, um diagnóstico completo deverá ser elaborado nos próximos 60 dias a fim de formar um relatório que deverá ser entregue ao Governo Federal.
Nesse relatório deverá conter informações que justifiquem a importância da construção da Ponte sobre o Rio Uruguai. O objetivo do relatório é destacar o potencial produtivo e social das regiões, além de pontuar o alto custo do transporte está encarecendo o valor final dos produtos, devido ao atual modelo de transporte, por balsa, que além de mais custo financeiro e perda de tempo, traz menos segurança as pessoas e produtos.
No encontro também foram avaliados os resultados do que já foi feito em 2019 e entrou na pauta, também, a importância da agilização dos processos de federalização dos trechos que ligam Santa Catarina à região noroeste do Rio Grande do Sul. A informações do Governo do Estado de Santa Catarina é de que falta apenas o despacho do governador, Carlos Moisés.
Participaram do encontro, no auditório da Prefeitura Itapiranga, o presidente da Ameosc, prefeito de São José do Cedro, Plínio de Castro, o prefeito de Itapiranga, Jorge Welter, de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, de São João do Oeste, Fernando Bisigo, secretário executivo da Ameosc, Airton Fontana, representantes da Amuceleiro e os prefeitos de Tenente Portela, Clairton Carboni e de Barra do Guarita Rodrigo Tisott.