Geral
Publicado em 28/03/2020 às 08:50
Na região da Amuceleiro decretos seguem valendo até 30 de março
Em nota a associação destaca que a decisão foi tomada em conjunto com os prefeitos
O Presidente da Associação dos Municípios da Região Celeiro (AMUCELEIRO) e prefeito de Braga, Carlos Alberto Vigne, já havia se manifestado durante a semana pela continuidade das ações de prevenção ao Coronavírus.
Nesta sexta-feira, 27, após encontro com o governador e também reunião com os prefeitos que fazem parte da associação o presidente reafirmou, em nota, que a decisão da Amuceleiro é de manter os Decretos já editados pelo menos até o dia 30 de março. Carlos Alberto Vigne repudiou o pronunciamento do Presidente da República, Jair Bolsonaro, que segundo ele é “contrário a tudo que a medicina do mundo está orientando”.
Conforme o documento os municípios irão seguir as normas determinadas pelos órgãos de saúde e do Governo do Estado, frisando que após a data estipulada estarão se reunindo para avaliar a situação e emitir um novo comunicado.
NOTA DA AMUCELEIRO SOBRE A SITUAÇÃO DE CALAMIDADE
A ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO CELEIRO, em deliberação conjunta dos Prefeitos da região, em vista das medidas que estão em curso para evitar ou reduzir o avanço da pandemia do coronavírus que assola o mundo, comunica a população que vem acompanhando os acontecimentos, bem como a situação epidemiológica no país e em nosso Estado, confirmando o resultado positivo das ações até agora praticadas com firmeza e responsabilidade. Por isso, os gestores estão analisando a possibilidade de ajustar parte do decreto de calamidade pública à dinâmica dos fatos e sobretudo à necessidade de compatibilizar as restrições impostas com a sobrevivência da nossa economia, já combalida pelos efeitos da seca. Assim, o decreto permanece vigorando com todos os seus termos inalterados até o dia 30/03/2020, quando haverá uma definição conclusiva sobre as novas medidas a serem adotadas, no sentido de retomar as atividades produtivas, agropecuárias, serviços e comerciais, mantendo as restrições aos grupos de risco e todas as exigências sanitárias, de limpeza, de uso de materiais e equipamentos e da vedação às aglomerações.
A AMUCELEIRO e os Prefeitos Municipais têm a certeza de que as restrições adotadas até o presente momento se fazem imperiosas e estão gerando resultados, mesmo com seus efeitos colaterais. A hora é de agir com determinação para retomar a atividade geral da comunidade, mas jamais abrindo mão dos cuidados e procedimentos de prevenção e precaução efetiva.
Três Passos, RS, 27 de Março de 2020.
Carlos Alberto Vigne
Presidente