Últimas
Atualizado em 18/02/2022 às 15:49
"Não há no Brasil registros de mortes em decorrência da vacinação de crianças contra a Covid-19", diz especialista
Por outro lado, Covid-19 já matou 308 crianças entre 5 e 11 anos no Brasil
O Ministério da Saúde promove neste Sábado (19) em todo o País o chamado dia C de vacinação contra a Covid-19 em crianças de Cinco a 11 anos. Serão distribuídas milhares de doses a fim de aumentar o percentual de imunização deste público que hoje não alcança 30% no País.
Em entrevista ao Grupo Chiru, o Dr. Juarez Cunha, Presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim) disse que as Fake News afastaram as crianças dos postos de vacinação por trazer uma sensação de dúvidas na eficácia do imunizante e o medo de reações graves. “Não há registros de mortes de crianças por causa da vacina. Diferente do Covid-19, esse sim mata”, pontuou o médico.
Conforme Juarez são 380 registros de óbitos por Covid no Brasil nessa faixa etária e inúmeras internações. “É verdade que as crianças respondem melhor aos sintomas da doença, porém, a situação pode se agravar em caso de alguma comorbidade. Além disso, os menores são transmissores em potencial e podem infectar pessoas com a saúde debilitada”, acrescentou.
O especialista disse ainda que campanhas como essa, que ocorre neste Sábado, são essenciais para o aumento da imunização e na proteção do seu público alvo. Ele pediu que os pais levem seus filhos à uma sala de vacina. “Os imunizantes são seguros. Eventos Graves são raríssimos e não há registro de mortes no Brasil que sejam atribuídas aos imunizantes. As pessoas devem esquecer as notícias falsas e acreditar nos órgãos de saúde”, disse Juarez.
Para mais informações o cidadão, pai ou responsável pode entrar em contato diretamente com o serviço de saúde da sua cidade. Na região, Palmitinho, Vista Alegre, Frederico Westphalen e Pinheirinho do Vale anunciam horários diferentes para a vacinação das crianças.
Ouça a entrevista completa: