Segurança
Publicado em 14/08/2024 às 17:28
No dia de combate a poluição, Batalhão Ambiental pontua que os dejetos suínos são a maior preocupação na região
Sargento Fabiano Lima da Silva é responsável pelo policiamento ambiental em 37 municípios da região
Neste dia 14 de agosto celebramos o Dia Mundial de Combate a Poluição e o Comando Ambiental da Brigada Militar desempenha um papel crucial no combate à poluição, atuando na fiscalização e aplicação de leis ambientais que visam proteger o meio ambiente.
De acordo com o Sargento Fabiano Lima da Silva comandante do 2º pelotão da 2º companhia do 3° batalhão ambiental na região que atende 37 municípios da região os pontos que merecem atenção são o desmatamento, a pesca ilegal e no que se refere a poluição é bastante recorrente a poluição da água e do solo por agrotóxicos não permitidos no Brasil e por dejetos provenientes da suinocultura.
– No que se refere a poluição merece a nossa atenção a atividade da suinocultura que é prevalente na região e que infelizmente ainda falta muita conscientização a respeito dos danos que podem ser causados quando esse dejeto é descartado de forma incorreta no solo e, principalmente nos rios – comentou o sargento.
Para ele o trabalho preventivo feito pelos municípios e policiais ambientais tem mudado um pouco essa realidade e criando uma consciência criador de suínos. “Onde realizamos alguns trabalhos já sentimos o resultado, mas, infelizmente, precisamos evoluir bastante no que se refere a esse tema”, ponderou o policial ambiental.
Além do cuidado que deve se ter desde a instalação das pocilgas o sargento salienta que alguns acidentes podem acontecer o que acaba gerando, em sua maioria, um transtorno bastante grande no que se refere a poluição.
O Comando Ambiental, atua ainda, no que se refere a poluição, para monitorar e coibir atividades que causem danos ao meio ambiente, como desmatamento ilegal, poluição de rios e mares, despejo inadequado de resíduos sejam agricultura ou da indústria, e outras práticas que comprometem a qualidade do ar, água e solo.
Sobre a data o comando salienta que ela serve para refletir sobre as práticas que contribuem para a poluição e conscientização de adoção de atitudes mais sustentáveis como reciclagem e a busca por fontes de energias mais limpas.