Geral
Publicado em 25/09/2018 às 15:12
Nova forma de adesão ao Susaf fomentará atividade primária
Encontro promovido pela Amzop esclareceu dúvidas sobre a modalidade
A Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop) reuniu na segunda-feira, 24 de setembro e técnicos das secretarias municipais de Agricultura e da Emater/RS-Ascar, além de prefeitos para debater a nova modalidade de adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf).
O encontro foi coordenado pelo secretário-adjunto estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Claudemir José Locatelli, que esclareceu dúvidas e as novidades do processo, que beneficiarão, principalmente, as agroindústrias. Através de um decreto publico em 13 de setembro as agroindústrias gaúchas poderão solicitar equivalência Susaf, a partir dos Sistemas de Inspeção Municipais (SIMs).
Através da nova forma de adesão, as agroindústrias poderão expandir a área de comercialização dos produtos para todo o território gaúcho e não somente no município em que estão instaladas. Com o decreto, caberá ao município organizar o SIM, adequando-se ao que regulamenta o Susaf estadual, o que possibilitará que agricultores e empresários possam ultrapassar as fronteiras dos municípios para a venda de sua produção.
- Claro que, num primeiro momento, nem todos serão contemplados. O que esse decreto se propõe é ser um facilitador para os pequenos, desde que seguidas as regras. Adequações serão realizadas gradativamente, para que se agrandem as possibilidades de que cada vez mais possamos alavancar o desenvolvimento do Estado. E isso passa, sem a menor sombra de dúvidas, pelo incentivo às pequenas iniciativas -, disse o prefeito de Liberato Salzano, Gilson de Carli, presidente da Amzop.