Menu

19°

Palmitinho - RS
27° max
17° min

Fechar

19°

Palmitinho - RS
27° max
17° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Nóvoa traz a educação como profissão do futuro

    Reitor da universidade de Lisboa e escritor fez palestra na URI

    A educação como profissão do futuro, assim que o escritor, reitor da Universidade de Lisboa, António Nóvoa, posicionou o professor durante o “Conexão de Ideias”, projeto do Sesc que vai passar por mais de 39 cidades de todo o Rio Grande do Sul. Em Frederico Westphalen o evento contou com a parceria da URI/FW.

    Segundo o reitor, o objetivo central de qualquer política educativa, deveria ser conquistar os jovens para serem professores e forma-los com qualidade. “Diz-se que, nas próximas décadas, vão desaparecer mais de metade das profissões. Mas serão cada vez mais valorizadas as profissões do humano e do conhecimento, as profissões que estão baseadas na relação humana e no cuidado. O trabalho dos professores vai mudar muito, as escolas vão mudar muito, a pedagogia vai mudar muito. Mas nada substitui um bom professor e é com essa convicção que devemos enfrentar os desafios imensos do presente e do futuro”, sintetiza.

    Nóvoa, um dos nomes mais conceituados na área da Formação de Professores, foi aplaudido em pé pelos participantes do evento após proferir sua palestra com o tema “Saberes docentes e os desafios para o século XXI”.

    Fazendo uma prospecção das mudanças Nóvoa salienta a importância da valorização do professor e se arrisca no palpite de que e educação mudará mais nos próximos 20 anos, do que mudou nos últimos 150 anos e que o profissional da área precisa estar preparado. “Será um tempo de mudanças profundas na educação, um tempo que de verdade não sabemos o que vai ser. Não sabemos como vai ser a educação daqui 20 anos, nenhum de nós, e quem disser que sabe está provavelmente enganado. Mas sabemos que a educação vai mudar muito nos próximos anos, vai mudar mais nos próximos 20 anos do que mudou nos últimos 150 anos”, disse ele ao publico seleto, formado quase que majoritariamente por educadores.

    A conferência foi mediada pela diretora-geral da URI, Dra. Silvia Regina Canan, que destacou a grande oportunidade de todos em ter acesso tão próximo ao autor que tem suas pesquisas estudadas por muitos, embasando e inspirando novos trabalhos. "Vocês são a geração da mudança! A vida está a pôr nas nossas mãos os meios e as condições para fazermos aquilo que há tanto tempo andamos a dizer que é preciso fazer!" disse o  professor Nóvoa, que veio da Universidade de Lisboa – Portugal para o VIII Simpósio Nacional de Educação e e II Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores, promovido pela URI.

    O simpósio Nacional de Educação tem continuidade nesta sexta-feira.

    Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Super Sequência com . 00:00 - 07:00

    FM
    91,1

    Madrugada 91

    .

    00:00 - 06:00

    FM
    104,3

    A Viola e a Saudade

    Julinho Balestrin

    05:00 - 08:00

    FM
    107,9

    Super Sequência

    .

    00:00 - 07:00