Menu

24°

Palmitinho - RS
27° max
17° min

Fechar

24°

Palmitinho - RS
27° max
17° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Obra "Heróis Voluntários" foi confeccionada em metalúrgica de Nonoai

    Escultura foi instalada na Orla do Guaíba, em Porto Alegre

    Foi instalada no trecho 1 da orla do Guaíba, junto à Usina do Gasômetro, e próximo a estátua de Elis Regina, em Porto Alegre, na manhã desta sexta-feira, 6 de dezembro, a escultura “Heróis Voluntários”, produzida pelo artista Ricardo Cardoso, de 62 anos.

    A obra, vai ser inaugurada na quarta-feira, 11 de dezembro, às 9 hora e foi produzida na Merigo Estruturas Metálicas, em Nonoai. A escultura foi finalizada na semana passada e viajou mais de 400 quilômetros até a capital do Estado em um caminhão com uma faixa que já fazia menção aos heróis que ajudaram nos resgates, um trecho dizia: “Nosso muito obrigado aos milhões de brasileiros que nos estenderam a mão em 2024”.

    A escultura, feita em ferro, mede seis metros de comprimento por dois metros de largura e quatro metros de altura. Ela retrata a silhueta de pessoas e animais sendo resgatados dentro de um barco em tamanho real chamado Fraternidade, que é erguido por outros indivíduos. A obra em si pesa 3,5 toneladas, e sua base, uma tonelada, sendo desenvolvida por meio de uma parceria entre a Federasul e a Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA).

    Ela contará também com um texto de 14 linhas, onde se lê: “À memória de nossa terra no seu momento de dor, superação e inspiração em maio de 2024, para que possamos aprender com o que aconteceu, agradecer e evoluir. Nosso muito obrigado a todos os brasileiros que nos estenderam as mãos!”

    A altura da obra também é repleta de simbologia, sendo que terá 1,75 metro, simbolizando onde a água chegou, na Praça Revolução Farroupilha, perto da entrada da Estação Mercado da Trensurb, no Centro Histórico, onde ela seria originalmente instalada, a mudança de local ocorreu por profissionais considerarem que o peso da peça poderia comprometer o solo e consequentemente riscos para o metrô, que fica embaixo do solo.

    Heloise Santi - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Domingão Alegria com Douglas Biguelini 07:00 - 12:00

    FM
    91,1

    Galpão Chiru

    Alex Nunes - O Barbicacho

    08:00 - 12:00

    FM
    104,3

    Fogo de Chão

    Idélcio Covatti

    08:00 - 12:00

    FM
    107,9

    Domingão Alegria

    Douglas Biguelini

    07:00 - 12:00