Menu

19°

Palmitinho - RS
36° max
17° min

Fechar

19°

Palmitinho - RS
36° max
17° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Onda de frio completa duas semanas com previsão de continuidade

    Soledade registrou hoje chuva congelada

    A onda de frio que se iniciou no final do mês de junho completa duas semanas e o longo período de baixas temperaturas no Rio Grande do Sul não dá trégua e prossegue nesta quinta-feira, 11 de julho, que será outro dia gelado no estado gaúcho.

    Muitas nuvens cobrem o Rio Grande do Sul ao longo do dia, com céu nublado ou encoberto na maioria das cidades. Há possibilidade de chuva e garoa ainda em alguns pontos, especialmente do Norte e do Nordeste do estado.

    O Rio Grande do Sul registrou precipitação de chuva congelada pelo segundo dia seguido nesta quinta-feira com instabilidade e temperatura muito baixa em quase todo o estado.

    Nesta quinta-feira, uma nova frente fria chegou ao Estado, trazendo nebulosidade que deve persistir até o fim de semana. Há previsão de chuva para o Norte, a Região Metropolitana e a Serra. Os maiores volumes de chuva são esperados no Norte. Em Vicente Dutra, Três Arroios e Taquaruçu do Sul, estão previstos 20 milímetros.

    Ao meio-dia desta quinta, a maior parte do estado estava com menos de 10ºC com marcas de 5,2ºC em Ausentes; 5,3ºC em Canela; 5,5ºC em Cambará do Sul; 5,6ºC em Vacaria; 6,4ºC em Soledade e Lagoa Vermelha; 6,8ºC em Passo Fundo; 7,1ºC em Passo Fundo e Palmeira das Missões; 7,2ºC em Tupanciretã; 7,3ºC em Erechim; 7,7ºC em Bagé; 8,3ºC em Caçapava do Sul e Santa Maria; 8,9ºC em Uruguaiana; 9,1ºC em Dom Pedrito e Santiago; 9,6ºC em Alegrete; 9,8ºC em Rio Pardo; e 11ºC em Porto Alegre. Em contraponto, no município de Novo Tiradentes, no Norte, os termômetros registram 16°C, sendo a maior máxima para o Estado.

    No final da manhã, o município de Soledade, a mais de 700 metros de altitude, no alto da Serra do Botucaraí, no Norte gaúcho, registrou precipitação de chuva congelada em meio à chuva. Ontem, o município de Encruzilhada do Sul, na Metade Sul gaúcha, havia registrado o fenômeno. 

    Camadas de inversão com temperatura positiva entre as nuvens e a superfície dificultam a ocorrência de neve, mas a atmosfera suficientemente fria permite que se precipite gelo na forma de chuva congelada.

    A madrugada da sexta, em especial, deve ser mais gelada no Oeste, fronteira com o Uruguai, Serra do Sudeste, Campanha e Sul com marcas perto de 0ºC e negativas em diversas cidades.No decorrer do fim de semana, embora siga frio no Rio Grande do Sul, a temperatura vai começar a se elevar à medida que o ar frio começa a enfraquecer. Deve, inclusive, chover no fim de semana com instabilidade em diversas regiões por nova área de baixa pressão.

    A condição ainda é de muita nebulosidade em toda a Região Central, nos Vales, no Norte, nas Missões, na Região Metropolitana e na Serra. A chuva segue na Serra, e há possibilidade de garoa para a Região Norte. Na Campanha, no Sul e no Oeste, o sol predomina e há previsão de geada devido à nova massa de ar polar.

    Em Pedras Altas, no Sul, a mínima pode chegar a -2°C. Já a máxima do dia é prevista para a Região Central, em Quevedo e em Pinhal Grande: 16°C. Na Capital, os termômetros variam de 8°C a 13°C. 

    Heloise Santi - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Super Sequência com . 00:00 - 07:00

    FM
    91,1

    Madrugada 91

    .

    00:00 - 06:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    107,9

    Super Sequência

    .

    00:00 - 07:00