Segurança
Atualizado em 06/08/2024 às 11:59
Operação desmanche fiscaliza oficinas e venda irregular de peças em FW
Dois veículos foram apreendidos e um foi encaminhado para perícia
A Brigada Militar, por meio do 37° Batalhão de Polícia Militar, e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizaram em Frederico Westphalen, a Operação Desmanche, com o objetivo de fiscalizar oficinas mecânicas e desmanches e visando coibir práticas irregulares na comercialização de peças e a verificar situação dos veículos.
A major Nedia Giacomini explica a ação e salienta que a operação terá continuidade. "Uma operação conjunta com o objetivo dessa fiscalização e assim coibir praticas irregulares. A Brigada Militar e a PRF continuarão com ações conjuntas para preservar a segurança e tranquilidade na região", disse ela.
A ação, realizada nesta sexta-feira, 2, resultou na recuperação de dois veículos que estavam em situação irregular. Um veículo foi encaminhado à perícia
A Operação Desmanche foi criada em 2016 e é realizada de forma permanente pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), a fim de reprimir o comércio ilegal de peças automotivas de procedência suspeita. Ao combater a venda de peças provenientes de veículos roubados ou furtados, a ação contribui para reduzir, de forma indireta, crimes que tenham como alvo veículos no Rio Grande do Sul.
A SSP salienta que as peças com rastreabilidade de origem respeitam critérios técnicos de segurança e normas ambientais e podem ser facilmente consultadas por qualquer pessoa em www.detran.rs.gov.br/pecalegal. São quase 10 milhões de peças à disposição nos Centros de Desmanche de Veículos gaúchos cadastrados na página.