Geral
Atualizado em 25/10/2018 às 17:15
Operação em área indígena é realizada para combater confrontos
Ação foi realizada nesta quinta-feira, 25 de outubro, em Ronda Alta
Uma grande operação realizada nesta quinta-feira, 25 de outubro, mobilizou forças de segurança pública em Ronda Alta. Equipes da Polícia Federal, Brigada Militar e Polícia Civil apreenderam máquinas agrícolas, veículos e indígenas, na Reserva Indígena de Serrinha, localizada em Alto Recreio.
O delegado da Polícia Federal, Mário Vieira, responsável pela operação, informou que a ação teve como foco acabar com o confronto que vinha sendo registrado dentro da reserva nas últimas semanas. A informação foi repassada em entrevista à Máxima FM – 91.9 FM.
Ainda de acordo com Vieira, os indígenas estavam invadindo áreas privadas, que pertencem à reserva indígena, mas ainda não foram, oficialmente, desapropriadas e mantendo agricultores em cárcere privado. Os indígenas também estariam utilizando armas para ameaçar os produtores rurais.
Vieira disse que um agricultor chegou a ser gravemente ferido com um tiro nas costas, durante confrontos com indígenas. Os produtores rurais eram ameaçados e forçadas a arrendar ou entregar a propriedade aos indígenas.
Em uma dessas propriedades rurais, 11 indígenas foram presos em flagrante. No momento da prisão, esses indígenas estavam plantando nas terras das vítimas, segundo o delegado da Polícia Federal. Foram apreendidos no local, além de veículos dois tratores e duas plantadeiras.
Fonte: Máxima FM