Geral
Atualizado em 13/05/2020 às 11:59
Paciente internada no HDP morre em decorrência da Covid-19
Informação foi divulgada na pagina oficial do hospital
Em comunicado oficial o Hospital Divina Providência (HDP) de Frederico Westphalen informa que nesta quarta-feira,13 de maio, teve a confirmação do primeiro óbito em decorrência da COVID-19. A paciente de 63 anos era moradora de Frederico Westphalen, fazia parte do grupo de risco, e estava em isolamento desde sua internação na casa de saúde, no dia 8 de maio.
De acordo com o comunicado a paciente também estava acometida por outras comorbidades, dentre elas, tumor cerebral e hipertensão, porém a causa da morte foi decorrente ao vírus. A suspeita é que tenha contraido a doença em Passo Fundo onde esteve para tratamento do tumor.
– Infelizmente ela não resistiu as complicações que o vírus causa. Sabemos que ela tinha outras comorbidades porém a causa da morte foi o vírus – salientou o presidente do hospital, Ayres RIzzi, em entrevista ao Programa Comando Regional.
O presidente do hospital destaca ainda, que seguindo os protocolos, como a paciente teve a confirmação da doença o próprio corpo, no caso dos óbitos, já sai isolado de dentro do hospital, para evitar o contágio.
Ala para tratamento de Covid no HDP
Sobre o caso de Trindade do Sul, também internado no HDP o presidente ressalta que a paciente está em uma ala isolada, são quartos equipados com respiradores e isolados dos demais.
De acordo com Rizzi, dentro da estrutura do hospital existem 70 quartos equipados com tubulação de oxigênio mas, somente 14 respradores, que o hospital hoje, também tem dificuldade de aquisição. Além de outros 10 leitos da UTI. "Temos respiradores encomendados porém nbão se tem a certeza que a gente vai receber. Estamos preparados e organizados, mas o nosso medo é que dê um pico de internações e a gente tenha falta desses equipamentos que são essenciais para manutenção da vida desses pacientes", ressaltou.
Confira Boletim divulgado pelo hospital