Empresas e negócios
Publicado ontem às 10:45
Palmeira das Missões promove capacitação de empresários locais para participar de licitações públicas
Iniciativa faz parte do programa Cidade Empreendedora, que busca estimular o desenvolvimento econômico e a competitividade das empresas locais
Com o objetivo de preparar empresas locais para participar de licitações públicas no formato eletrônico, a Prefeitura de Palmeira das Missões, em parceria com o Sebrae, realizou uma capacitação voltada aos fornecedores do município. A iniciativa faz parte do programa Cidade Empreendedora, que busca estimular o desenvolvimento econômico e a competitividade das empresas locais.
– Capacitar os fornecedores locais é fundamental, pois contribui para que os recursos públicos permaneçam e sejam reinvestidos na economia do município, além de impulsionar o empreendedorismo local–, salienta o secretário de Desenvolvimento Econômico de Palmeira das Missões, Jerônimo Cecatto.
A capacitação abordou desde os conceitos fundamentais do pregão eletrônico até a operação prática dos principais portais de compras utilizados pela administração pública direta e indireta. Além disso, a ocasião serviu para esclarecer dúvidas sobre legislação e processos.
De acordo com o gestor de Políticas Públicas do Sebrae Noroeste, Euclides Spies , o treinamento teve como foco habilitar os empresários a competir em licitações com maior segurança e eficiência. "Essa iniciativa de capacitar os fornecedores municipais, reforça o compromisso da Prefeitura de Palmeira das Missões e do Sebrae com o desenvolvimento dos pequenos negócios, contribuindo para uma gestão pública mais eficiente e integrada com o setor privado”, destacou.
Dividida em dois grandes módulos, a capacitação ofereceu uma visão ampla sobre o universo do pregão eletrônico. Além disso, buscou desmistificar as compras públicas, mostrando que o setor público pode ser um excelente cliente para as empresas.
– Com essa iniciativa, buscamos oferecer conhecimento técnico e demonstrar o funcionamento prático do processo, permitindo que os empresários adquiram confiança para participar de licitações de forma estratégica e aumentem suas chances de sucesso–, conclui a consultora especialista em contrato e licitações pública, Ana Paula Costa.
*Informações Sebrae RS