Geral
Atualizado em 29/08/2018 às 14:46
Palmitinho alcança 102% da meta da Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo
Mobilização que acontece em todo o país encerra na próxima sexta-feira, 31 de agosto
Encerra na próxima sexta-feira, 31 de agosto, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo. A mobilização iniciou em 6 de agosto e a meta é atingir 95% de cobertura do público-alvo, que são crianças na faixa etária entre 1 ano a menores de 5 anos.
No Rio Grande do Sul, já foram mais de 720 mil doses aplicadas, o que representa 69% de cobertura do público-alvo. De acordo com a enfermeira do Setor de Vacinas da Secretaria de Saúde de Palmitinho, Berenice Lopes, o município atingiu 102% do público-alvo. O índice é 33% superior ao alcançado no Estado.
A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para o município era imunizar 327 crianças e até esta quarta-feira, 29 de agosto, já foram vacinadas 334 crianças nesta faixa etária. Berenice destacou ainda que a expectativa da Secretaria de Saúde é que este número aumente até o final da mobilização na sexta-feira, 31 de agosto.
Berenice frisou ainda a importância de vacinação, principalmente, diante dos casos de sarampo que voltaram a ser registrados no Estado.
Na terça-feira, 28 de agosto, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) atualizou a situação do sarampo no Rio Grande do Sul. Foram confirmados mais sete casos, todos em Porto Alegre, passando agora para 23 o número de pessoas que tiveram o registro da doença no território gaúcho em 2018.
Os casos do Estado estão distribuídos em São Luiz Gonzaga (1), Porto Alegre (16), Vacaria (1), Viamão (3) e Alvorada (2). Em todos os casos já foram efetuadas ações de bloqueio, com a vacinação de contatos próximos.
No Rio Grande do Sul, antes de ocorrer o processo de eliminação do vírus, o último caso confirmado foi em 1999. Em 2010, houve oito casos importados e em 2011 foram sete. Desde então, o RS não registrava a circulação do vírus até o seu retorno em 2018.