Saúde
Atualizado em 25/03/2024 às 08:25
Palmitinho decreta situação de emergência devido a Dengue
Decreto publicado ainda na sexta-feira, se deve ao elevado número de casos da doença registrados nos últimos dias
O Município de Palmitinho publicou Decreto de Situação de Emergência em Saúde Pública para fins de prevenção e enfrentamento ao risco de epidemia de dengue e outras arboviroses.
O Decreto Nº 16/2024 assinado pelo Prefeito Municipal em Exercício, Elisandro da Silva, tem embasamento na Portaria GM/MS nº 3.160, de 09 de fevereiro de 2024. O autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem nas ações de prevenção e enfrentamento à doença.
Conforme o Decreto, as autoridades administrativas e os agentes de saúde, diretamente responsáveis pelas ações de enfrentamento, em caso de risco iminente, ficam autorizados a penetrar nas casas para promoção das ações de combate aos focos de proliferação do mosquito transmissor de arboviroses.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, nesta sexta-feira, 22 de março, o Município tem quase 300 casos de dengue, com a confirmação do primeiro óbito em decorrência da doença.
Leia mais:
Palmitinho registra primeira morte por dengue
Município adquiriu equipamentos para combate à focos do mosquito
O Município de Palmitinho já havia adquirido alguns equipamentos para intensificar o combate ao mosquito transmissor da dengue(Aedes aegypti). Os equipamentos foram entregues na última semana, na Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social.
Na ocasião também ocorreu uma explanação sobre o combate ao mosquito que vem preocupando autoridades de saúde com o aumento significativo dos casos nas últimas semanas. O encontro contou com a presença de Agentes de Combate a Endemias e de Agentes Comunitários de Saúde e foi conduzido pelo Biólogo da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde CRS), Márcio Geroldini, trazendo importantes orientações sobre ações de combate e sobre o manejo dos equipamentos.
De acordo com a Agente de Endemias do Município, Patrícia de Azevedo, os equipamentos serão de muita valia para auxiliar no combate ao mosquito e assim evitar mais casos. "A chega dos equipamentos irá facilitar o nosso trabalho e a eliminação de focos do mosquito, tanto nas ruas como durante visitas nas residências, eliminando mais rapidamente os focos e assim evitando novos casos", ressalta.
Nas últimas semanas o município estava utilizando uma máquina emprestada pela 2ªCRS, o que dependia da disponibilidade do equipamento que era dividido com outros municípios. Após a realização de processo de compra, o município passa a contar com um pulverizador costal a bateria, utilizado para realização de fumacê, e outros dois pulverizadores menores que serão utilizados em residências para o controle de focos localizados. O investimento é de cerca de R$ 8 Mil.
A Secretária de Saúde e Assistência Social, Inês Maria Albarello, destaca a importância do auxílio da população para eliminar os focos do mosquito transmissor. "Pedimos a população que nos auxilie neste trabalho, fazendo a limpeza de pátios e todo local onde possa haver focos do mosquito. Esses equipamentos irão nos ajudar neste trabalho de combate e todos os nossos agentes estão atuando para evitarmos mais casos de dengue, mas o auxílio da população continua sendo fundamental", destaca.
As equipes estão realizando mutirão com a visita a residências e limpeza de espaços públicos onde possa haver focos do mosquito. Além do cuidado preventivo, o uso de repelentes e roupas compridas também são fundamentais para evitar a picada do mosquito(a) transmissor.
*Informações Ascom/Palmitinho