Arquivo
Atualizado em 26/08/2016 às 11:37
Palmitinho - Deputado Edegar Pretto apresenta projetos sobre uso de agrotóxicos
O deputado estadual Edegar Pretto do PT apresentou três projetos referentes ao uso de agrotóxicos nas lavouras gaúchas. Um deles proíbe a utilização do inseticida 24D, bastante conhecido no meio rural, e que segundo o parlamentar causa sérios danos a saúde da população. Conforme Pretto o 24D já é proibido em países da Europa e Estados Unidos e pode ser substituído por outras insumos que não prejudicam a produção agrícola.
Outro projeto proíbe a aplicação de inseticida através de aviões, pois segundo estudos, apenas 30 por cento do produto cai realmente na lavoura e os 70 por cento restantes atingem propriedade vizinhas e zonas urbanas em um raio de dois a cinco quilômetros.
Especialistas divulgaram estudo no início da semana que aponta a utilização excessiva de inseticidas como principal causa dos casos de câncer na região, principalmente em agricultores. De acordo com Pretto, somente no Hospital de Caridade de Ijuí 25 mil pessoas que residem nas regiões das Missões e Noroeste Colonial estão se tratando contra o Câncer.
Os projetos estão baixados nas comissões e o parlamentar diz que a pressão da sociedade gaúcha é importante para que sejam aprovados. O conteúdo dos projetos foram destacados pelo deputado em entrevista na Rádio Chiru.
Douglas Biguelini - Jornalismo Grupo Chiru Comunicações