Arquivo
Atualizado em 21/09/2017 às 09:59
Palmitinho - HST promove ação alusiva ao setembro amarelo
Iniciado no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina)e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2015 concentradas em Brasília. Mundialmente, o IASP – Associação Internacional para Prevenção do Suicídio estimula a divulgação da causa, vinculado ao dia 10 do mesmo mês no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
Para mostrar a importância desse tema o Hospital Santa Terezinha de Palmitinho desenvolve nessa manhã um pedágio na rótula do Silva Turis Hotel no centro da cidade. Na ocasião estão sendo distribuídos panfletos informativos e de prevenção. Para falar sobre o assunto estiveram na rádio Chiru a responsável pelo setor administrativo do hospital Sabrina Pazuche e as estagiárias de psicologia da URI/FW Valéria Sponchiado e Angélica Mônego.
Na ocasião entre outras informações elas reiteraram a importância da família ficar atenta a qualquer comportamento diferente do habitual, como alterações de humor, ingestão excessiva de bebidas alcoólicas e o familiar dizer que está cansado de viver, entre outros. Em Palmitinho foram registrados três casos de suicídio em um único final de semana de setembro.
A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. É necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta.
Jornalismo Grupo Chiru Comunicações