Arquivo
Atualizado em 04/10/2017 às 10:27
Palmitinho - Prejuízos nas lavouras de trigo ultrapassam os 15% devido a temporal
A informação é do coordenador da Defesa Civil Municipal Valdecir Augustini. De acordo com ele equipes da prefeitura passaram a segunda-feira percorrendo as comunidades do interior do município para verificar in loco aos prejuízos que foram causados pelo temporal do final da tarde de domingo.
Foram registrados principalmente danos nas lavouras de trigo, onde se estima uma perda de cerca de 15 por cento causada principalmente pelo vento e em alguns casos pelo granizo que atingiu algumas comunidades. Também foram registrados prejuízos nas culturas do milho e nas plantações de fumo, uma das principais fontes de renda das pequenas propriedades de Palmitinho.
Augustini orienta os produtores a não ingressarem com pedido de Pró-Agro (seguro agrícola) nesse momento, pois a maior parte das culturas está em fase de crescimento vegetativo. Por outro lado, o coordenador da Defesa Civil enfatiza que não foram registrados destelhamentos em grande escala, sendo verificado apenas pequenos danos em galpões e residenciais.
Ele afirma que não foi necessário distribuir lonas e que o município não vai decretar situação de emergência, como ocorreu em julho passado, quando Palmitinho registrou um grande acumulado de chuvas, sendo que na ocasião choveu mais d mil milímetros em apenas 30 dias.
Jornalismo Grupo Chiru Comunicações