Geral
Publicado em 27/11/2018 às 14:59
Panosso recebe título do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor
Chefe do Executivo de Frederico Westphalen venceu na categoria Inovação e Sustentabilidade
Os projetos de municípios gaúchos que fizeram diferença em 2018 foram reconhecidos na 10ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor no Rio Grande do Sul. A premiação foi entregue na segunda-feira, 26 de novembro, no espaço Mahala Eventos, em Porto Alegre.
A distinção é uma forma de reconhecer os gestores municipais que tenham implementado proposições com resultados comprovados de estímulo ao crescimento dos pequenos negócios, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico dos municípios. O governador José Ivo Sartori marcou presença no evento, em meio a um público com 300 pessoas entre autoridades, prefeitos e empreendedores.
Neste ano, 94 projetos foram habilitados e avaliados entre 68 municípios gaúchos neste semestre. Deste total, 25 concorreram na final. A premiação ocorre na etapa estadual em oito categorias e os vencedores concorrem na etapa nacional. Cada prefeitura tinha direito a inscrição de dois projetos.
Com o projeto “Fertirrigação do Solo por meio de Sistema de Canalização por Gravidade”, o prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso foi premiado na categoria “Inovação e Sustentabilidade”.
De acordo com o secretário de Agricultura de Frederico Westphalen, Cleber Cerutti, o objetivo do trabalho desenvolvido era ter mais eficiência dos sistemas de produção existentes nas propriedades rurais próximas às granjas São Paulo e Progresso, transformando a cadeia produtiva, reduzindo custos e melhorando a produtividade. Com isso, minimizando custos de destinação e impacto ambiental dos dejetos suínos.
O projeto foi desenvolvido através de parceria entre as secretarias municipais, equipe técnica das granjas, entidades, sindicatos e universidades. Com essa premiação, o Frederico Westphalen representará o Rio Grande do Sul na categoria “Inovação e Sustentabilidade” no Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae em âmbito nacional, em maio de 2019.
Panosso comemorou a conquista do prêmio e também o desenvolvimento e resultados já alcançados com o projeto em Frederico Westphalen. “O objetivo era desenvolver um projeto socialmente desejável, técnica e economicamente possível e, ambientalmente seguro. Então, do que seria um problema ambiental no interior município, se conseguiu gerar uma oportunidade de diversificação de cultura nas propriedades rurais próximas a essas granjas”, afirmou.