Geral
Publicado em 05/12/2024 às 14:47
Parceria entre Codemau e URI fortalece o Turismo Regional
Diversas ações foram realizadas em sete municípios da região
O Conselho Regional de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (Codemau), em parceria com a URI, está desenvolvendo processos formativos sobre turismo em diversos municípios da região. O objetivo é fortalecer o setor, promover o turismo regional e gerar impactos socioeconômicos positivos, como a criação de empregos e novas oportunidades de renda.
No segundo semestre de 2024, diversas ações foram realizadas nos sete municípios contemplados pelo projeto: Palmitinho, Ametista do Sul, Iraí, Rio dos Índios, Alpestre, Pinheirinho do Vale e Frederico Westphalen. A primeira etapa, ministrada por Mauro Cezar Rosa, consistiu em palestras de sensibilização sobre o turismo como negócio. Participaram pessoas que, de forma direta ou indireta, atuam no setor, incluindo tanto a iniciativa privada quanto o poder público municipal, proporcionando um momento de reflexão sobre o município e as atividades turísticas realizadas localmente, permitindo uma análise do presente e um olhar para o futuro.
Na sequência, o professor Nestor Henrique de Cesaro conduziu sete palestras, com o tema, "A importância do turismo como negócio", voltadas a alunos da rede pública de ensino nos municípios envolvidos. Durante os eventos, o docente destacou as oportunidades de investimento, a relevância do turismo regional e a necessidade de uma gestão eficaz.
No município de Rio dos Índios, os professores Ana Paula Pessotto e Luís Pedro Hillesheim abordaram a sucessão familiar e o empreendedorismo, discutindo os desafios e as oportunidades para a continuidade de empresas familiares na região. Eles também enfatizaram a importância do setor agropecuário, predominante na área, e como a universidade está desenvolvendo iniciativas que auxiliem a região frente à discussão do êxodo rural, incluindo programas de sucessão rural e incentivo ao turismo rural, com foco na sustentabilidade.
Ainda, a profissional Bianca Caneppele abordou em Ametista do Sul a temática “O despertar turístico para empreendedores regionais”. O foco girou em torno do despertar o reconhecimento da importância dos papéis que cada agente possui dentro do setor, para a construção de um turismo sustentável, que visa o respeito ao desenvolvimento cultural, ambiental e econômico do destino.
A formação continuará no próximo ano com novas abordagens e temas, sempre com o objetivo de fortalecer o turismo regional e explorar as diversas potencialidades do setor.
*Fonte: URI