Segurança
Atualizado em 20/11/2020 às 12:14
Parceria entre Judiciário e BM possibilita aquisição de novo etilômetro
Equipamento é um dos mais modernos no mercado
Mais uma parceria entre o poder Judiciário e a Brigada Militar possibilitará a aquisição de um dos mais modernos etilômetros a disposição no mercado. O aparelho que constata, ou não, a embriagues por aproximação também, tem uma impressora acoplada para a impressão do resultado do teste. A entrega simbólica do valor aconteceu na tarde desta quinta-feira, 19, na sede do 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em FW.
O aparelho com custo de R$ 24,3 mil será adquirido pelo Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Frederico Westphalen - CONSEPRO, com recursos do Fundo de Penas Alternativas, do poder Judiciário. “Foi um pedido encaminhado com urgência pela Brigada Militar e nós entendemos a necessidade de alcançar o valor mesmo sem edital, como é feito normalmente, até como uma forma de garantir maior segurança à população, com a mudança de algumas posturas devido ao aumento dos casos de embriagues ao volante na comarca”, salientou o juiz da comarca de FW, Alejandro Werlang.
O “bafômetro”, como é popularmente conhecido, será capaz de detectar a presença de álcool no corpo dos condutores a distância, sem a necessidade de soprar, além de possuir o tradicional de detecção, por meio do uso das biqueiras. O equipamento conta ainda com impressora, que gerará um comprovante do resultado do teste para o condutor. “Se não é o mais moderno é um dos mais modernos equipamentos disponíveis hoje e vai somar o trabalho do nosso efetivo na fiscalização e na prevenção da alcoolemia na condução de veículo automotor. Inclusive sendo mais seguro neste momento em que vivêmos com a pandemia da Covid-19”, comentou.
Werlang salientou ainda que é preciso mudar a cultura das pessoas para o não uso de álcool. “A pena do crime de direção alcoolizado pode levar até três anos de detenção, ela não é considerada um delito de menor potencial ofensivo. As pessoas precisam se conscientizar que é errado e pode ter consequências bem graves para quem praticar esse crime”, disse.
O equipamento estará a disposição da BM já nos próximos dias e será utilizado em operações e ações de fiscalização de trânsito. Além do juiz e da capitã da Brigada Militar o, também capitão da BM, Douglas Knorst e o Tenente Adelar Nierotka participaram da entrega do valor.