Geral
Publicado em 20/11/2019 às 08:36
Partido dos Trabalhadores de FW emite nota sobre o consenso
Progressistas, PDT, MDB e PSDB também já se manifestaram sobre o assunto
Uma proposta da Associação Comercial, Industrial e de Prestação de Serviço de Frederico Westphalen (ACIFW), o consenso para as eleições de 2020 vem sendo tratado de forma mais presente na sociedade de Frederico Westphalen, nos últimos meses.
Depois das manifestações dos Progressistas, PDT e MDB o Partido dos Trabalhadores (PT) emitiu nota com o posicionamento da executiva municipal sobre o assunto (nota abaixo).
Encontro sobre o tema
Com o propósito de dialogar sobre a construção do consenso, uma reunião será realizada nesta quinta-feira, 21 de novembro, às 19 horas, no auditório da URI/FW, envolvendo as lideranças do município, representadas por entidades, instituições e partidos políticos.
No encontro, além de esclarecer as dúvidas sobre como é realizado o consenso e debater a viabilidade deste projeto coletivo, será constituída uma comissão que com o apoio de todas as entidades irá elaborar o Planejamento Estratégico de Frederico Westphalen, com o suporte técnico de professores especialistas da URI/FW e da UFSM -campus Frederico Westphalen.
Íntegra do documento
NOTA DO PARTIDO DOS TRABALHADORES DE FREDERICO WESTPHALEN
Acerca do propalado consenso entre os partidos políticos para a Eleição Municipal de 2020, o Partido dos Trabalhadores de Frederico Westphalen expede a seguinte nota:
Em que pese seja Frederico Westphalen um município de pequeno porte, onde praticamente todos se conhecem e acabem de alguma forma convivendo quase que diariamente, sabe-se que este município desde a sua fundação, vem sendo governado por apenas duas agremiações políticas: MDB e PP, alternando-se entre um ou outro com o passar dos anos.
É notório também, que as duas siglas – embora ocorram intensos embates no desenrolar das campanhas eleitorais municipais – não diferem na forma de governar a nível de município, além de que, ambas sempre estiveram compartilhando os governos estaduais.
Ainda, por oportuno, ambas siglas partidárias, somando-se ao PSDB, DEM e outras agremiações conservadoras e de direita, defenderam o impeachment de uma Presidenta da Nação, eleita democraticamente sem que houvesse cometido crime algum. Além disso, ambos uniram-se para fazer as Reformas Trabalhista e da Previdência, que são altamente lesivas aos interesses e direitos dos trabalhadores. Também, sempre estiveram juntas para votar a favor da venda do Patrimônio Nacional e da privatização das Estatais Federais e Estaduais e seus diretórios municipais declararam voto a Bolsonaro, alguns ainda no Primeiro Turno da última eleição para Presidente da República.
Embora tenhamos amigos e até familiares nas siglas mencionadas, sabe-se que aqui não se trata de amizade ou de família, mas de projeto político antagônico ao do Partido dos Trabalhadores. Verifica-se, como constatado, que o posicionamento político do Partido dos Trabalhadores diverge radicalmente do entendimento dos partidos acima mencionado. Como defensores da democracia, respeitamos o posicionamento daqueles que divergem do nosso. No entanto, queremos que o cidadão frederiquense tenha a oportunidade de decidir os caminhos da política e de escolher o projeto político para Frederico Westphalen. Sendo assim, o Partido dos Trabalhadores se posiciona contra o consenso político.
Considerando essas premissas, resta inviabilizado qualquer consenso partidário envolvendo as mencionadas siglas e o PT para a Eleição Municipal que se avizinha. Eis que, estamos diante não apenas de diferenças, que talvez poderiam ser sanadas através do debate e do diálogo, mas de antagonismos ideológicos, em que qualquer tentativa de acordo esbarraria nas profundas divergências na forma de governar Frederico Westphalen.
Frederico Westphalen, RS, novembro de 2019.
Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores