Geral
Publicado em 16/05/2024 às 11:03
Paulo Pimenta atuará como ministro extraordinário pela reconstrução do RS
Auxílio Reconstrução foi lançado nesta quarta-feira, 15, com várias medidas sociais para atendimento as cidades e pessoas
Com mais de dois milhões de pessoas afetadas com a crise climática, o Rio Grande do Sul vai ganhar um ministro extraordinário para coordenar as ações do governo federal. Atual titular da Secom, Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta é o novo ministro extraordinário para ajudar na reconstrução do estado.
O nome de Pimenta foi anunciado, oficialmente, pelo Presidente Lula, durante a terceira ida ao estado, nesta quarta-feira, 15 de maio, na cidade de São Leopoldo.A criação do cargo já havia sido anunciada pelo governo mais cedo. A ideia é que o representante presidencial, com status de ministro, atue de forma permanente no Rio Grande do Sul enquanto durar a calamidade pública no estado, coordenando uma estrutura administrativa das ações federais na região. “Temos consciência da responsabilidade e do desafio que temos pela frente. É um fenômeno que ainda não está concluído. Estarei presente aqui no Rio Grande do Sul, acompanhando todas as ações do governo para facilitar e apoiar as iniciativas do estado e das prefeituras”, disse Pimenta.
Na mesma cerimônia, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou que todas as famílias diretamente afetadas pela catástrofe climática no Rio Grande do Sul vão receber um repasse de R$ 5,1 mil do Governo Federal para repor equipamentos e outros bens perdidos pelos efeitos das fortes chuvas que atingiram o estado. A estimativa é de que cerca de 240 mil famílias sejam beneficiadas, a partir de um investimento de R$ 1,2 bilhão.
– Não faltará apoio do Governo Federal ao Rio Grande do Sul. Por isso que nós resolvemos vir ao Rio Grande do Sul para anunciar o que pode ser uma das maiores ações para responder a um desastre climático no Brasil, com Auxílio Reconstrução e construção e destinação de prédios públicos para moradias aos atingidos– , afirmou o presidente Lula.
Uma das ações federais que Pimenta deverá acompanhar é a recostrução das moradias perdidas nas enchentes que estão garantidas pelo governo federal. Isso, desde que tenham o mesmo perfil do Minha Casa, Minha Vida faixas 1 e 2, com o mesmo padrão de renda familiar.
Pimenta vai ser um membro do governo para atuar no estado, de forma permanente, enquanto durar a calamidade pública. No lugar dele, na Secom, assume temporariamente o jornalista Laércio Portela.