Segurança
Publicado em 20/03/2025 às 13:47
PC realiza a maior apreensão de crack da história
Foram 128 quilos de crack apreendidos, além de 21 quilos de cocaína e cerca de 306 quilos de maconha

A Polícia Civil, nesta quarta-feira, 19 de março, através da 3ª Divisão de Investigações do Narcotráfico (DIN), após investigação, efetuou, no âmbito da Operação Narke, a maior apreensão de crack da história da instituição. Ao todo, foram recolhidos 128 kg da droga, e duas pessoas foram presas em Viamão. Além disso, também houve a apreensão de 21 kg de cocaína e 306 kg de maconha.
Investigação
Nesta terça-feira, 18 de março, um casal que estava sendo monitorado utilizou um automóvel para se deslocar até Santa Catarina e retornou ao Rio Grande do Sul na sequência, motivo que fez com que os policiais acompanharem a chegada do veículo a um imóvel no Sítio São José, em Viamão.
Após os policiais presenciarem os suspeitos descarregando caixas de papelão, foi realizada abordagem e a revista. No veículo foi encontrada uma grande quantidade de crack. No imóvel, que servia apenas para depósito, foram localizados cocaína e maconha, além de balanças de precisão e celulares.
Os presos foram autuados em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Após os trâmites legais, os indíviduos foram encaminhados ao sistema prisional, ficando à disposição do Poder Judiciário.
Segundo o delegado Joel Wagner, a investigação teve início há 30 dias e está relacionada a trabalhos investigativos realizados no Vale dos Sinos, que revelaram um esquema abrangente de abastecimento de drogas para diversos pontos de tráfico da Região Metropolitana. O delegado ainda destaca que, a ação integra a estratégia da Polícia Civil de intensificar as investigações e operações contra o tráfico de entorpecentes e as organizações criminosas.
O Diretor do Denarc, Delegado Carlos Wendt, ressalta a importância do trabalho, salientando que o crack é uma droga muito difícil de ser apreendida em grandes quantidades. Ele também destacou que, em apenas uma semana, foram apreendidos mais de 200 kg da substância.
As diligências estão inseridas no âmbito da Operação Narke, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
*Informações Polícia Civil RS