Segurança
Atualizado em 03/12/2020 às 16:51
PC realiza operação Mirabal de combate a violência contra a mulher
Foram cumpridos diversos mandados em cidades da região
A Polícia Civil desencadeou em diversas regiões do Estado a Operação Conjunta Mirabal, alusiva aos 16 Dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres. A ação, é coordenada pela Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher-DIPAM, e até o momento foram cumpridos 72 Mandados de Busca e Apreensão e 19 de Prisão Preventiva, todos relacionados à crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher. Ainda, foram verificadas 58 denúncias oriundas do Disque 180 e verificadas 43 situações envolvendo descumprimentos de medidas protetivas.
Na região, foram realizadas ações em Seberi, Frederico Westphalen, Vicente Dutra, Pinhal, Jaboticaba, Alpestre, Ametista do Sul, Planalto e Panambi.
Com a participação dos policiais de Seberi, Erval Seco e Rodeio Bonito, foram cumpridos durante a manhã, em Seberi, dois mandados de busca e apreensão. Em uma da residência foi localizada uma espingarda calibre 32 com numeração suprimida/raspada e dois cartuchos de mesmo calibre. O homem foi autuado em flagrante pelo delito de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e conduzido ao Presídio Estadual de Frederico Westphalen.
Ainda em Seberi, em uma localidade do interior, em cumprimento dos mandados, foram apreendidas três espingardas e um revólver calibre .38, munições de diversos calibres e petrechos para recarga de cartuchos. O proprietário das armas não foi localizado quando do cumprimento da medida cautelar. Eles será investigado pela prática do delito de posse irregular de arma de fogo de uso permitido.
Também se cumpriu mandados de busca e apreensão em Frederico Westphalen e Vicente Dutra.
Já nas delegacias de Pinhal, Jaboticaba, Alpestre, Ametista do Sul e Planalto foram encaminhadas a remessa de procedimentos relacionados a violência doméstica. E em Panambi ocorreu Fiscalização do Cumprimento de Medidas Protetivas de Urgência em 4 locais.
A ação iniciou simultaneamente às 6h da manhã, nas 23 comarcas que possuem Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher, além de outras cidades do interior do Rio Grande do Sul. Foram mobilizados 180 policiais civis e 65 viaturas.
*Com informações PC