Arquivo
Atualizado em 20/10/2017 às 15:52
Pedofilia: Operação prende suspeitos no Rio Grande do Sul
Nove homens foram presos em flagrante nesta sexta-feira (20) em uma operação contra a exploração sexual no Rio Grande do Sul, que também é realizada e outros 24 estados. Em solo gaúcho foram apreendidos celulares e computadores, além de armas na cidade de Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Dois homens foram presos em São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, e outros dois em Santa Maria, na Região Central do estado. Outros cinco homens foram detidos em Alvorada, Novo Hamburgo, Viamão, Lagoa Vermelha e Itaqui.
Ao todo, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão.
Conforme a delegada do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca), Patricia Tolotti, os investigados foram identificados por meio de informações da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e da embaixada dos Estados Unidos no Brasil.
As investigações começaram há 6 meses. "Foi identificado armazanendo e compartilhamento de vídeos envolvendo crianças e adolescentes. Agora, em um segundo momento, vamos identificar as vítimas", detalha a delegada Andrea Mattos, também do Deca.
A operação desta sexta ocorre em Porto Alegre, Região Metropolitana e interior do estado. Participaram 88 policiais civis, entre agentes e delegados, e 10 peritos do Instituto Geral de Perícias (IGP).
A operação ganhou o nome de Luz na Infância, em virtude da forma como a internet facilita a pedofilia. "Os criminosos atuam nas sombras, nos 'guetos' da rede mundial de computadores. Luz significa propiciar a essas crianças e adolescentes - vítimas - o resgate da sua dignidade bem como retirar da obscuridade esses criminosos", conforme divulgado pela policia.
Jornalismo - Grupo Chiru Comunicações
Fonte: G1