Geral
Atualizado em 21/04/2020 às 11:13
Perdas nas lavouras de milho chegam a 90% em Palmitinho
Dados foram divulgados pelo escritório municipal da Emater
O extencionista rural da Emater de Palmitinho, Alex de Mello Rubin, esteve participando na manhã desta terça-feira, dia 21 de abril, do programa Comando Regional da rádio Chiru AM1380. Conforme Rubin, as baixas precipitações vem sendo registradas desde junho do ano passado, o que vem provocando uma diminuição siginificativa dos mananciais de água no município e estado.
O profissional enfatiza que as perdas nas lavouras de milho de Palmiitnho se aproximam dos 90 por cento. Nos últimos dias dezenas de agricultores tem procurado a Emater para solicitar os seguros agrícolas. De acordo com Rubin, são encaminhados ao Banco do Brasil entre cinco e seis pedidos de Proagro por dia.
No que se refere a bacia leiteira, ele destaca que devido as perdas no milho, a qualidade da silagem - principal alimento do rebanho durante os meses de inverno - está comprometida. Segundo Rubin, essa questão aliada as perdas nas pastagens está provocando uma redução mensal de 30 por cento na produção de leite no município.
Por fim, o extencionista destaca que o atendimento no escriotório municipal da Emater de Palmitinho voltou ao normal nesta semana, sendo respeitadas as determianções dos órgãos de saúde, bem como o Decreto Municipal de Calamidade Pública. Os profissionais estão atendendo utilizando máscaras de proteção, com o máximo de três pessoas no ambiente, sendo ainda dispoinibilizado álcool gel, além de uma lista com nome, endereço e telefone que deve ser preenchida pelo público atendido.