Região
Publicado em 24/03/2025 às 16:16
Pinheirinho do Vale deve decretar situação de emergência pela estiagem
Perdas na agricultura somam mais de R$ 8,7 milhões



Em Pinheirinho do Vale, pelo menos 33 famílias estão tendo acesso à água potável através de caminhões. A prefeitura informou, também, que outras 28 propriedades rurais solicitaram abastecimento de água para consumo de animais e para o cultivo de hortaliças. A distribuição, que é feita pela administração, acontece por causa da falta de chuva, que está deixando os níveis dos reservatórios cada vez mais baixos.
O município registrou apenas 11 milímetros de chuva em março, conforme dados da Estação Meteorológica de Pinheirinho do Vale. O volume está 92% abaixo da média prevista para o mês, de 139 milímetros.
O vice-prefeito de Pinheirinho do Vale, Ulisser Britz informou à equipe de reportagem do Grupo Chiru que como o município possui apenas um caminhão-pipa para fazer o transporte de água, um outro veículo foi adaptado para que as famílias atingidas não fiquem sem água. “A situação se agrava a cada dia”, afirmou Britz.
Levantamento realizado pela Emater/RS-Ascar apontou que as perdas no setor agrícola do município somam mais de R$ 8,7 milhões. As culturas mais afetadas são da soja, do milho (grão e para silagem) e as pastagens. No cultivo da soja as perdas chegam a 50% e no milho em grão 40%.
Diante do cenário, a Administração de Pinheirinho do Vale deve decretar situação de emergência no município.