Últimas
Publicado em 02/07/2022 às 11:00
Pinheirinho do Vale é contemplado com recursos do Governo Federal para assistência à famílias de Venezuelanos
Município garantiu o recebimento de R$720mil que serão investidos na melhoria da qualidade de vida e no atendimento aos imigrantes.
O Ministério da Cidadania liberou recursos para cidades do Brasil que receberam imigrantes Venezuelanos nos últimos anos. O montante significativo de recursos servirá para que essas cidades consigam dispor de assistência às famílias.
Em 2018 e 2019 o Brasil foi o destino preferido deste povo que precisou deixar o seu País de origem, devido a hiperinflação reajustando os preços a patamares que levou o país ao caos social. Milhares de Venezuelanos atravessaram a fronteira e acabaram se espalhando por diversas regiões Brasileiras. O Município de Pinheirinho do Vale, na Região Norte, foi uma das quatro cidades Gaúchas comtempladas com os recursos Federais. Segundo a Secretaria de Assistência Social, cerca de 300 Venezuelanos vivem hoje no distrito de Basílio da Gama em busca de uma melhor qualidade de vida.
Durante entrevista ao Grupo Chiru, a Secretaria de Assistência Social de Pinheirinho do Vale Marinete da Rosa disse que os imigrantes chegaram na região em busca de trabalho num frigorífico de Itapiranga Santa Catarina, e permaneceram no distrito de Basílio da Gama devido aos custos de vida serem mais baixos. Marinete destacou ainda, que a situação de moradia dos Venezuelanos é precária. “Eles moram apertados, sem o mínimo de conforto e convivem com a ajuda das pessoas que se solidarizam com a situação dos imigrantes”, pontuou. "Nós formamos grupos de ajuda que entregaram cobetores e alimentos às famílias", disse a secretária.
Além de adultos muitas crianças também chegaram do País vizinho. “Quando nos deparamos com a situação deles não tivemos dúvida que precisaríamos fazer alguma coisa para ajuda-los ainda mais, olhando a situação das crianças”, ressaltou Marinete.
Para ter acesso ao recurso Federal a Secretária precisou ir à Brasília por duas oportunidades e garantiu o recebimento de R$720mil que serão investidos na melhoria da qualidade de vida e no atendimento à saúde, educação e assistência social a essas famílias. "Este dinheiro é um repasse para promover as ações durante, pelo menos, seis meses", explicou.
Conforme a Assistente Social Cleusa de Césaro um local já foi alugado para abrigar trabalho de atendimento as famílias Venezuelanas. Serão contratados, também, uma equipe de saúde e educação para atuar exclusivamente com os imigrantes. Sobre o estilo de vida dos estrangeiros Cleusa ressaltou que é uma cultura diferente, porém, o que eles querem é apenas uma oportunidade para conseguir levar a vida com maior qualidade. “Eles tem uma cultura diferente, é necessário entender isso. Porém, todos buscam um trabalho para conseguir sustentar as suas famílias”, destacou.