Geral
Atualizado em 13/05/2024 às 08:38
Pinheirinho do Vale e outras 66 cidades terão isenção das tarifas de água
A Corsan lançou um programa de isenção de tarifas para afetados pelas enchentes
Com a presença do governador Eduardo Leite e do vice, Gabriel Souza, a Corsan, o Ministério Público e a Defensoria Pública lançaram, na tarde desta sexta-feira, 10, o Programa de Apoio aos impactados pelos eventos climáticos nas regiões atendidas pela Companhia. Os imóveis que sofreram alagamentos terão isenção da conta de água por dois meses de maio e junho, e os clientes que contam com tarifa social não pagarão a conta por seis meses.
Já os afetados por desabastecimento contínuo terão isenção da tarifa básica de maio, pagando apenas pelo consumo. A medida alcança 906 mil imóveis em 67 municípios, e a estimativa de isenção é de R$ 100 milhões.
– O nosso compromisso neste momento de calamidade pelo qual passam dezenas de municípios e milhares de famílias vai muito além do restabelecimento dos serviços de abastecimento. Estamos com o nosso olhar voltado também às pessoas, muitas delas assoladas novamente por mais um desastre climático, e sensibilizados com a situação crítica enfrentada pela grande maioria. Este plano de isenções chega para complementar uma série de ações que vêm sendo colocadas em prática pela Companhia, na tentativa de amenizar os danos causados pelas cheias aos gaúchos– diz a presidente da Corsan, Samanta Takimi.
O governador Eduardo Leite destacou que, “neste momento em que há tantas pessoas sofrendo com as perdas e que já se angustiam com o dia seguinte e com o que terão que fazer para reconstruir suas casas, já é uma primeira ajuda saberem que haverá uma dispensa de sua obrigação financeira”.
Assinaram o documento a presidente da Corsan Samanta Takimi; o diretor de Relações Institucionais do Grupo Aegea, Fabiano Dallazen; o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz; e o defensor público-geral do Estado, Nilton Leonel Arnecke Maria, além do governador Eduardo Leite e do vice, Gabriel Souza.
Ainda, a concessionária concederá e ampliará a atual política de parcelamento de dívida do consumidor, afetados direta ou indiretamente pelos eventos climáticos, e os que perderem ou tiverem reduzida sua fonte de renda, cabendo ao consumidor encaminhar o pedido relativo a sua condição pessoal. “O compromisso da instituição é estar próximo da sociedade gaúcha neste momento de crise. Sabemos das necessidades e é justamente para buscar diminuir os problemas das pessoas atingidas que articulamos essa iniciativa”, disse o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, que assinou o protocolo pelo MPRS.
Levantamento da concessionária identificou as ligações impactadas e a população atingida pelo evento climático, tendo apresentado os seguintes dados: 280 mil unidades (174 mil ligações), localizadas em 37 municípios, tiveram seus imóveis alagados e 570 mil unidades (370 mil ligações), localizadas em 66 municípios, sofreram com o desabastecimento contínuo de água.
A Corsan realizará um mutirão de recadastramento para adesão à tarifa social. Mais de 10 mil famílias dos municípios impactados poderão ser beneficiadas.
Municípios Beneficiados
Alvorada
Cachoeirinha
Canoas
Esteio
Gravataí
Sapucaia do Sul
Viamão
Vila Santa Isabel
Antônio Prado
Arroio do Meio
Bento Gonçalves
Bom Retiro do Sul
Capela de Santana
Cruzeiro do Sul
Encantado
Estrela
Feliz
Gramado
Canela
Lajeado
Marques de Souza
Montenegro
Nova Bréscia
Nova Petrópolis
Putinga
Roca Sales
São Sebastião do Caí
Taquari
Cachoeira do Sul
Nova Palma
Rio Pardo
Santa Cruz do Sul
Sobradinho
Santa Maria
Venâncio Aires
General Câmara
Nova Santa Rita
Triunfo
Eldorado do Sul
Guaíba
Agudo
Lagoa Bonita do Sul
Silveira Martins
Santo Ângelo
Arvorezinha
Flores da Cunha
Fontoura Xavier
Garibaldi
Paverama
Cotiporã
Pinto Bandeira
Itatiba do Sul
Mariano Moro
Entre Rios do Sul
São Valentim
Pinheirinho do Vale
Severiano de Almeida
Formigueiro
Lagoão
Boqueirão do Leão
Passa Sete
Amaral Ferrador
Arroio dos Ratos
Igrejinha
Três Coroas
Cacequi
Espumoso
*Informações/Corsan e MPRS