Região
Publicado em 04/09/2023 às 17:10
Pinheirinho do Vale retoma Desfile Cívico
Desfile Cívico e 1ª Feira da Agricultura Familiar acontecem, paralelamente, nesta quinta-feira, 7 de setembro
Na manhã desta segunda-feira, 4 de setembro, o prefeito de Pinheirinho do Vale, Nelbo Appel; o secretário de Agricultura, Cláudio Piaia e secretária de Educação, Cultura e Desporto, Ivania Barth Luza participaram do Manhã News da 104,3 FM. Entre os temas abordados estão o Desfile Cívico e a primeira edição da Feira da Agricultura Familiar.
O tradicional Desfile Cívico, em comemoração à Independência do Brasil, no dia 7 de setembro, volta a ocorrer com a participação de estudantes na Praça da Matriz Padre Luís Rochencach, após quatro anos com o desfile suspenso por conta da pandemia da Covid-19.
Com o tema “Pátria Amada”, participarão seis escolas municipais e duas escolas estaduais, totalizando mais de 1.000 alunos. Conforme a secretária de Educação todos os estudantes da rede municipal receberão camisetas para desfilarem uniformizados. O município, também, estará disponibilizando ônibus para os estudantes e munícipes se deslocarem até a cidade.
O início está previsto para às 8h30, com Hasteamento da Bandeira. O Hino do Brasil será entoado pelo Coral Municipal São Francisco. ÀS 9 horas está previsto o desfile cívico com as Escolas, às 11 horas a Banda Marcial do Vale realiza sua apresentação e encerra o desfile.
Em paralelo com o Desfile Cívico o município também irá sediar a 1ª Feira da Agricultura Familiar. O evento contará com 11 expositores nos segmentos alimentício, artesanato e bebidas artesanais. Conforme o secretario Cláudio Piaia, a feira é um projeto que estava no plano de governo da atual gestão, fomentando e valorizado a agricultura familiar pinheirense. A feira conta com o apoio da Emater/RS-Ascar, CooperVale, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sicredi Conexão e Cresol.
Em entrevista o prefeito Nelbo, destacou ainda os prejuízos causados pelas fortes chuvas de granizo no município ocasionadas no mês passado, quando mais de 300 propriedades na cidade e no interior foram afetadas . Já o secretário Claúdio frisa que o setor da agricultura teve um prejuízo de mais de R$ 6 milhões.
Appel enfatiza ainda, que o Governo do RS homologou na semana passada situação de emergência no município.
*Texto Hérik Pereira sob supervisão Priscila Nhoatto