Agro
Publicado em 28/04/2022 às 15:50
Pinheirinho do Vale se destaca na suinocultura
Pinheirinho do Vale se tornou o 4º maior produtor de suínos da região do Médio Alto Uruguai e o 10º maior do Estado do Rio Grande do Sul.
Resultado dos investimentos da Administração Municipal de Pinheirinho do Vale e do empreendedorismo dos produtores, a suinocultura no município está avançando ano após ano. Em 2021, graças à grande produtividade, Pinheirinho do Vale se tornou o 4º maior produtor de suínos da região do Médio Alto Uruguai e o 10º maior do Estado do Rio Grande do Sul.
Conforme levantamento divulgado pela Emater/RS-Ascar, com informações da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs) e da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado (SEAPDR-RS), Pinheirinho do Vale abateu, em 2021, 148.183 suínos, alcançando o 4º lugar em produção de abate na região do Médio Alto Uruguai, que é responsável por 13,85% da produção do Estado. Em relação ao Rio Grande do Sul, o município é o 10º maior produtor.
Para o prefeito de Pinheirinho de Vale, Nelbo Appel, os resultados obtidos pelo município comprovam a eficácia das políticas públicas e a importância do Poder Público investir na suinocultura.
“Trabalhamos com muita seriedade e comprometimento para garantir as melhores condições aos nossos produtores. Durante a estiagem que assolou nosso município e a região, levamos mais de um milhão de litros de água por dia para as propriedades rurais. Hoje, comemoramos o grande desempenho que a suinocultura de Pinheirinho do Vale alcança, um dos mais importantes do Estado do Rio Grande do Sul”, destacou Appel.
Informações da ASCOM Pinheirinho do Vale