Geral
Publicado em 26/07/2019 às 11:02
Pinheirinho do Vale será beneficiado com perfuração de poço artesiano
Em todo o Estado serão atendidas 7 mil famílias
A perfuração de poços artesianos em municípios que não contam com concessionárias terceirizadas está entre as prioridades da Secretaria Estadual de Obras e Habitação neste segundo semestre.
Essa foi a finalidade dos termos de cooperação técnica assinados entre a última terça-feira, 23 de julho, e a quinta-feira, 25 de julho, pelo secretário de Obras e Habitação, José Stédile e autoridades de 22 municípios, entre prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais.
No total, serão perfurados 36 poços, contemplando mais de 7 mil famílias em todo o território gaúcho.
Na região, Pinheirinho do Vale será beneficiado com a perfuração três poços artesianos que beneficiarão famílias do Distrito de Basílio da Gama e das linhas Zachi e União.
Stédile destacou que a iniciativa garantirá saúde e qualidade de vida às famílias. “O Programa de Perfuração de Poços é um importante canal de parceria entre o governo do Estado e os municípios. Água potável é mais do que prestação de serviço público, é dignidade humana”, afirmou.
Cada poço artesiano conta com investimento do governo do Estado de R$ 50 mil, em média, havendo contrapartida da prefeitura, entre outros, no revestimento do reservatório.
“Os poços artesianos mudam a realidade econômica e social das localidades. O programa evita o êxodo rural e garante saúde ao homem e a mulher do campo”, disse o diretor de Poços e Redes da SOP, Neorildo Dassi.