Segurança
Atualizado em 17/03/2020 às 15:02
Polícia orienta que ocorrências podem ser registradas on-line
Para evitar sair de casa ocorrências de menor gravidade podem ser registradas pela DP on-line
Para evitar a circulação de pessoas e também as aglomerações nas delegacias a Policia Civil (PC) orienta a população que utilize os canais online para registros de ocorrências de menor gravidade.
Os registros devem ser feitos pelo site: www.delegaciaonline.rs.gov.br. na plataforma podem ser registradas ocorrências de: perdas de objetos e documento, acidente de trânsito sem feridos, furto/roubo, ofensas, perturbação, maus-tratos à animais, abandono do lar, abigeato, ameaça, apropriação indébita, condição para atendimento hospitalar, dano, dano causado por fenômenos da natureza, desacato, desaparecimento de pessoa, estelionato, falta de cautela na condução de animais, fuga do local de acidente, localização de objetos e documentos, localização de pessoa, vias de fato e violação de domicílio.
Além de mais rápido e fácil, o acesos on-line gera segurança à população neste momento de pandemia por covid-19. A ação faz parte da campanha “Nós não podemos ficar em casa, mas você pode!” promovida pelos órgãos de saúde e segurança.
Como funciona a Delegacia Online
A Delegacia Online foi criada em 2002 e funciona de forma simples, depois de concluido o registro de sua ocorrência ela será analisada pelos policiais civis da Delegacia Online, você receberá um e-mail, no endereço eletrônico informado no momento do registro, comunicando se foi deferido (aceito) ou indeferido (não aceito). Sendo deferido, você poderá acessar o site da Delegacia Online, informar o seu número de protocolo (composto por 15 dígitos e informado durante o registro) e imprimir seu boletim de ocorrência oficial com autenticação digital.
Não esqueça que sua ocorrência somente terá valor legal após o deferimento da Delegacia Online. Os registros de ocorrência noticiando crimes ou contravenções penais, após o deferimento, serão encaminhados para a Delegacia de Polícia que atende o local do fato para os demais procedimentos. O comunicante receberá, no e-mail fornecido durante o registro online, a informação sobre o local para onde sua ocorrência foi encaminhada.
Todos os fatos disponíveis para registros pela internet também podem ser registrados pessoalmente em qualquer Delegacia de Polícia. Outros fatos, crimes ou contravenções não disponíveis para registro neste site deverão ser registrados de forma presencial em uma Delegacia de Polícia.