Arquivo
Atualizado em 28/10/2017 às 09:21
Política - Governador José Ivo Sartori é vaiado em roteiro no interior do estado
Professores da rede pública do Rio Grande do Sul e outros profissionais ligados ao CPERS, sindicato que representa a categoria, protestaram contra o governador José Ivo Sartori na tarde desta sexta-feira (27) no interior de Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo. Sartori esteve na cerimônia de abertura da colheita do tabaco e foi recebido com vaias.
Porém, como a cerimônia ocorreu em uma propriedade particular, os manifestantes não puderam entrar. O grupo ficou do lado de fora, com faixas e cartazes.
O governo gaúcho segue sem pagar os salários dos servidores em dia. Neste mês, devido à crise financeira, o Piratini mudou a forma de pagamento. Os funcionários com rendimentos mais baixos receberão primeiro.
Porém, os servidores estaduais vêm recebendo de forma parcelada desde fevereiro de 2016, consecutivamente.
A colheita do tabaco se estende até o início do próximo ano. Hoje, em torno de 150 mil famílias dependem desse cultivo no país.
Segundo o Sinditabaco, o Brasil é o primeiro no ranking mundial de exportações em tabaco em folha, e o segundo país que mais produz fumo no mundo, atrás apenas da China.
Jornalismo do Grupo Chirú.
G1.