Arquivo
Atualizado em 27/05/2017 às 10:19
Política - Prefeito gaúcho é acusado por comprar prêmio de gestor destaque
O prefeito de Estrela, no Vale do Taquari, Rafael Mallmann (PMDB) foi denunciado pelo Ministério Público por suposto desvio de verbas públicas. Ele é suspeito de ter usado dinheiro do município para comprar um prêmio que reconheceu os melhores gestores do Brasil, em 2015. A denúncia aponta que foram retirados R$ 8,4 mil dos cofres públicos do município na época.
Conhecido como Troféu Juscelino Kubitschek, distinção foi criada pela Premium Brasil Group, com sede em Balneário Camboriú (SC). O prêmio é entregue durante o Congresso Nacional dos Prefeitos.
Mallmann foi denunciado criminalmente pelo Ministério Público na quinta-feira (25). O processo tramita na 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RS). Segundo o TJ, a denúncia foi aceita para investigar possível crime de responsabilidade.
O título foi entregue a Mallmann durante a 13ª edição da premiação, realizada em 2015. Ao todo, 50 administradores de todo o país foram convidados para participar da celebração em um resort de luxo em Foz do Iguaçu (PR).
Na época, o prefeito alegou que não sabia que o valor pago era para receber o prêmio, e sim para participar do Congresso. A Premium Brasil Group informou na ocasião que o dinheiro foi cobrado para custear as palestras e a hospedagem dos convidados.
Procurada pela RBS TV, a prefeitura disse que os valores já foram devolvidos e que o prefeito fará sua defesa no decorrer do processo. Mallman foi reeleito prefeito de Estrela na eleição do ano passado.
Leia na íntegra:
O prefeito Rafael Mallmann esclarece que os valores já foram ressarcidos aos cofres públicos e que agora, recebida a denúncia, abre-se o prazo para que possa fazer a devida defesa no decorrer da instrução do processo que tramita no Tribunal de Justiça.
Jornalismo do Grupo Chiru
G1 RS