Geral
Publicado em 29/01/2020 às 13:19
Posse da primeira mulher presidente do MTG é hoje
Após disputa judicial, Gilda Galeazzi já despacha na sede da entidade em Porto Alegre
Em uma publicação do Facebook, Gilda Galeazzi anuncia que assumiu a presidência do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) nesta quarta-feira, 29. A posse oficial está marcada para as 19h30 na sede do CTG Tiarayu, em Porto Alegre.
De acordo com a postagem a primeira mulher a presidir o Movimento está despachando na sede da entidade, na sequencia cumprirá agenda com o governador Eduardo Leite e a noite, junto com seus auxiliares e conselheiros assumirão os cargos, formalmente a entidade máxima do tradicionalismo gaúcho.
Haverá jantar e tertúlia no local, com a presença de artistas como Capitão Faustino e Luiza Barbosa.
Formada em Administração, Gilda Galeazzi, 65 anos, é uma mulher à frente de seu tempo. Ainda em 1996 ela adentrou um mundo dominado pelos homens, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e assumiu como coordenadora regional da 7º Região Tradicionalista (7ª RT), na região de Passo Fundo, a primeira mulher a coordenar uma região. Sua história na 7ª RT já completou 18 anos e agora, ela busca novos caminhos, levando a mulher gaúcha à presidência do Movimento. Ela assume com a promessa de impor uma gestão profissional e transparente à entidade.
A disputa judicial
Na eleição realizada dia 11 de janeiro, em Lajeado, Gilda e a outra candidata, Elenir Winck, obtiveram 530 votos cada.
Como critério de desempate, a comissão eleitoral analisou a idade de todos os integrantes das chapas. O mais idoso era o suplente do conselho da chapa de Elenir, Wilson Barbosa de Oliveira, que tem 77 anos. Elenir, então, foi declarada vencedora.
A chapa liderada por Gilda recorreu por entender que o critério deveria levar em conta a cabeça de chapa, e, nesse caso, ela seria a vencedora, o que foi confirmado pela justiça através de liminar (decisão temporária), mantida pelo Tribunal de Justiça.