Geral
Atualizado em 15/02/2020 às 10:29
Postos de saúde abertos neste sábado para vacinação
Salas de vacina vão atender até as 17 horas
Este sábado, 15, é Dia D de vacinação em todo o Brasil. A campanha tem como foco principal, crianças e jovens de cinco a 19 anos. Porém toda a comunidade poderá atualizar sua caderneta.
Todas as unidades de saúde com salas de vacinas ficarão abertas das 8 às 17 horas, muitas sem fechar ao meio-dia.
Vacinar contra o sarampo é importante para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito. O calendário básico de vacinação oferece duas vacinas contra o sarampo. A primeira é aos 12 meses de idade, com a tríplice viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. A proteção precisa ser completada aos 15 meses com uma dose da tetra viral, que imuniza para as mesmas três doenças mais a varicela (ou catapora).
Além dessas duas doses, em virtude do surto da doença no Brasil, o Ministério da Saúde está recomendando uma dose extra para as crianças entre os 6 e 12 meses. Ela não substitui a primeira dose (aos 12 meses) e por isso é chamada de “dose zero”.
Mesmo que as campanhas busquem mobilizar essas idades específicas, as demais pessoas (até os 49 anos) também podem procurar a dose normalmente. Considera-se vacinada a pessoa que comprovar duas doses da vacina entre até os 29 anos ou uma dose se a pessoa tem mais de 30 anos. Profissionais de saúde, independentemente da idade, precisam comprovar duas doses da vacina tríplice.
Casos de morte por sarampo
Nesta sexta-feira, 14, no Rio de Janeiro, foi confirmada a morte de um bebê, de 8 meses, no dia 6 de janeiro em decorrência do Sarampo. Há mais de 20 anos não eram registradas, no Basil, complicações causadas pela doença que chegou a ser considerada erradicada em 2016.
Este ano foram registrados 189 casos – no ano passado, houve 333 pessoas com a doença.