Últimas
Publicado em 30/04/2024 às 14:18
Prazo para motoristas realizarem exame toxicológico encerra hoje
Condutores com carteira C, D e E são obrigados a fazer o teste
O período para motoristas com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), nas categorias C,D e E, com o prazo de validade entre janeiro e junho, atualizarem o exame tocixológico encerra nesta terça-feira, 30 de abril. Este é o fim do prazo de tolerância de 30 dias, que foi dado aos condutores que não realizaram o exame até o dia 31 de março.
O exame é obrigatório a cada dois anos e meio para motoristas de até 70 anos, que dirigem caminhões, ônibus e vans, por exemplo. Após essa idade, a cobrança do resultado ocorrerá no momento de renovação da CNH.
O objetivo é identificar e retirar das rodovias brasileiras os motoristas que consomem drogas e/ou estimulantes que podem diminuir a atenção e o bom desempenho na direção e, com isso, aumentar o risco de acidentes automobilísticos.
De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), neste momento, cerca de 3,4 milhões de condutores ainda não fizeram o teste. Para quem descumprir o prazo, o valor da multa automática é de R$ 1.467,35 e começará a ser emitida a partir desta quarta-feira (1º de maio). O motorista ainda acumula sete pontos na carteira pela infração classificada como gravíssima.
O teste laboratorial de amostras de cabelo, pelo ou unha identifica se houve uso de psicoativos em um período de 90 a 180 dias anteriores à coleta (larga janela de detecção). Isto porque a queratina presente nos cabelos preserva as substâncias que foram consumidas e metabolizadas por mais tempo que o sangue e a urina, por exemplo.
O procedimento laboratorial é indolor e não é invasivo. O exame custa em média R$ 135.
Nova plataforma
O Ministério dos Transportes colocou no ar, na última sexta-feira, 26 de abril, nova plataforma na internet para facilitar a consulta por motoristas com a CNH nas categorias C, D e E sobre a validade do exame toxicológico, exigido pelo Código de Trânsito Brasileiro.
Ao acessar o portal de serviços, o motorista deve informar o CPF, data de nascimento e data de validade da Carteira Nacional de Habilitação no formulário eletrônico. Imediatamente, o usuário será comunicado sobre os prazos de vencimento e alertas.
A diretora de Comunicação da Associação Brasileira de Toxicologia (ABTox), Camille Lages, comentou a criação da página de consulta.
– Muitos motoristas não têm o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito e não ficam sabendo se estão com o exame toxicológico atrasado. Agora, com o lançamento deste portal de consulta, o motorista em um site normal na web, coloca seu CPF, a data de nascimento, a data de validade da CNH. Dentro do Renach (Registro Nacional de Condutores Habilitados), vão estar todos os dados do motorista. Então, o site devolve ao internauta se ele está com o exame atrasado ou não; e quando é que ele precisa fazê-lo. Assim, evita a multa –, salientou a diretora.
Antes da criação do portal, a outra forma do motorista checar a condição do exame toxicológico é via aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível para baixar em smartphones, via Google Play ou App Store, e acessar com a senha do portal de serviços do governo federal, o Gov.br. Na parte destinada ao condutor, o usuário poderá consultar o prazo para realizar o exame e quais são os laboratórios credenciados pela Senatran.
A Senatran também tem notificado os condutores de todo o país que estão com o teste vencido. O alerta chega direto nos celulares dos motoristas, via aplicativo da CDT, a Carteira Digital de Trânsito.
*Informações Agência Brasil