Geral
Atualizado em 27/03/2020 às 10:55
Prefeito de FW irá anunciar medidas para flexibilizar atendimento do comércio
Escolas e locais com aglomeração de pessoas devem permanecer fechados por pelo menos mais uma semana
Em entrevista exclusiva ao Grupo Chiru, o prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso, anunciou que a partir desta sexta-feira, 27, estará reunido com a equipe de governo, profissionais da saúde, segurança pública e líderes de entidades para formatação e posterior publicação de novos decretos flexibilizando o funcionamento do comércio local.
De acordo com o prefeito após esses cerca de 10 dias de isolamento social é necessário, e também há uma cobrança por parte da comunidade e entidades representativas da indústria e comércio, que haja um equilíbrio e que aos poucos dentro de uma estratégia pensada previamente, as atividades sejam retomadas na cidade. “Equilíbrio é a palavra, porém é muito importante que se mantenha o distanciamento social, que não haja aglomeração e que os grupos de risco fiquem em casa, evitem contato com outras pessoas”, salientou Panosso.
O novo decreto que vai possibilitar a abertura de algumas atividades do comércio deverá entrar em vigor na próxima semana. Até lá, seguem válidas as medidas editadas nos decretops vigentes, que orientam a população a manter isolamento social e domiciliar.
Escolas e espaços de aglomeração de pessoas
Buscando evitar as aglomerações o prefeito considera que escolas e atividades com aglomeração de pessoas não devam ser liberadas. “É algo que será construído de forma coletiva, porém, na minha opinião as escolas e universidades devem ficar fechadas por pelo menos mais uma semana. Também não é o momento de a comunidade voltar a frequentar espaços públicos como as ruas e praças”, disse.
Dentro desse contexto de manter fechado ou com limitação de público os locais que podem aglomerar pessoas a exemplo de academias, bares, pubs e restaurantes poderão ter limitação de público e/ou permanecer fechados por mais um tempo.
Atividades em grupo, esportivas e culturais
Dentro do mesmo contexto de reunir um número bastante expressivo de pessoas o prefeito reforça que as atividades em grupo sejam educacionais ou recreativas também devem continuar suspensas. “A nossa ornamentação da Páscoa, por exemplo, estava praticamente toda pronta, porém não vamos instalar neste ano, para evitar aglomerações. O mesmo vale para cursos e atividades em grupo. Inclusive aproveito esse momento para reforçar que os grupos de terceira idade devem manter a suspensão das atividades”, disse.
Também devem ser postergados campeonatos esportivos, reuniões, formações, festas, shows e feiras.
Vídeo: Entrevista completa com o prefeito José Alberto Panosso no programa Linha Aberta