Menu

23°

Palmitinho - RS
27° max
17° min

Fechar

23°

Palmitinho - RS
27° max
17° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Presídio de Frederico Westphalen investe em saúde prisional

    O acesso à saúde tem sido prioridade nos serviços de tratamento penal do Presídio Estadual de Frederico Westphalen. Dentre as ações realizadas, estão exames de colo do útero, vacinação contra gripe A, testes rápidos de HIV/Aids, palestra sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e distribuição de kits preventivos.

    Nesta quarta-feira, dia 11, o presídio contou com a presença de profissionais do Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids, DSTs e Hepatites Virais de Frederico Westphalen, que realizaram uma atividade de conscientização com os apenados que recebem visitas íntimas. Cerca de 45 privados de liberdade, entre homens e mulheres do regime fechado, participaram da ação.

    A enfermeira Grazielle Goth e a técnica de enfermagem Luciani Maria de Cristo abordaram a campanha “Viva amor! Dia dos namorados: seja com quem for, onde for, só não pode ser sem camisinha”. O objetivo da palestra foi debater sobre a importância da realização dos testes rápidos de HIV/Aids para um diagnóstico precoce e adesão ao tratamento, a fim de obter resultados mais efetivos.

    As técnicas também sanaram dúvidas acerca do vírus, enfatizando o risco de contágio por compartilhamento de agulhas, lâminas de barbear e alicates, bem como a não contaminação por meio de conversas e abraços, sendo que essas atitudes auxiliam o infectado, oferecendo apoio e incentivo. Ao final, foram distribuídos aos participantes kits contendo material informativo e preservativos.

    Outras ações realizadas

    Em maio, todas as apenadas da casa prisional realizaram exames preventivos de câncer do colo do útero e, depois de receberem os resultados dos testes, cinco delas passaram a fazer tratamento contra infecções ginecológicas. Foi realizada também a campanha de vacinação contra a gripe A (H1N1), onde aproximadamente 80% dos presos foram imunizados. A campanha contou, além da vacina, com palestras ministradas pela enfermeira Daiane Liberalesso, da Secretaria Municipal de Saúde.

    No ano passado, o presídio já havia feito o teste rápido de HIV/Aids em 80 dos quase 150 apenados da casa prisional. A ideia é que se realizem mais testes este ano para depois da Copa. As ações foram organizadas pelo setor técnico da casa prisional, formado pela assistente social Sandra Coutinho, e pela psicóloga Leticia Haubert, com apoio da administração.

    Poliana Grudka- Jornalismo Grupo Chiru Comunicações

    Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Domingão Alegria com Douglas Biguelini 07:00 - 12:00

    FM
    91,1

    Galpão Chiru

    Alex Nunes - O Barbicacho

    08:00 - 12:00

    FM
    104,3

    Fogo de Chão

    Idélcio Covatti

    08:00 - 12:00

    FM
    107,9

    Domingão Alegria

    Douglas Biguelini

    07:00 - 12:00