Geral
Atualizado em 13/05/2024 às 16:48
Previsões indicam geada nesta terça-feira no RS
Nas regiões da serra, campanha e metade sul as mínimas podem chegar a 0°C na quarta-feira
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta nesta segunda-feira, 13 de maio, para queda acentuada das temperaturas no Estado, nos próximos dias.
Ao longo desta segunda-feira, a instabilidade se afasta do Rio Grande do Sul. Áreas no norte do estado (divisa com Santa Catarina), se mantém com chuva fraca ou chuviscos de fraca a moderada intensidade.
Nas demais áreas do estado, a previsão indica chuviscos com o vento aumentando de intensidade, especialmente na faixa leste, incluindo a capital, Porto Alegre, que deve registrar temperatura entre 16°C e 18°C, e região metropolitana. Em algumas localidades, a temperatura não irá passar dos 13°C, como em pontos da campanha e da serra. As temperaturas entram em acentuado declínio e se mantém baixas ao longo da semana.
Logo na manhã da terça-feira, 14 de maio, as temperaturas tendem a baixar mais podendo chegar a 3°C e 4°C na região da campanha e serra gaúcha. A previsão indica a possibilidade de geada, especialmente nas áreas de fronteira oeste, com o Uruguai e alguns pontos da Campanha. Na capital do estado, a mínima deve ficar em torno dos 8°C. Neste dia, as máximas em alguns municípios da serra gaúcha não irão passar dos 10°C.
No dia 15, por sua vez, os ventos diminuem de intensidade e o frio aumenta. O ar frio e seco ganha força e o amanhecer do dia pode ter mínima de 0°C a 1°C, com possibilidade de geada moderada a forte em alguns pontos. Neste dia, a previsão indica a formação de geada em grande parte do Rio Grande do Sul, principalmente na região serrana e metade sul, incluindo a campanha gaúcha. As temperaturas mínimas vão oscilar entre 2°C e 4°C no sul e na serra e, em torno dos 7°C e 8°C na capital e grande Porto Alegre.
Entre a quinta-feira, 16 de maio, e a sexta, 17, a previsão indica o retorno da chuva pelo estado gaúcho, contudo, a princípio, sem volumes expressivos.
O Inmet reforça, no entanto, que, devido à situação das cheias e solo encharcado em diversos municípios do estado gaúcho, qualquer volume de chuva merece atenção.
*Com informações INMET