Geral
Publicado em 15/06/2024 às 09:04
Primeira fase de distribuição de recursos do pix SOS Rio Grande do Sul beneficia mais de 25 mil
Recursos foram encaminhados para pessoas de Alvorada, Charqueadas, Esteio, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo e São Leopoldo
As últimas entregas de cartões da primeira fase do pix SOS Rio Grande do Sul ocorreram, nesta sexta-feira, 14 de junho, em Alvorada, Charqueadas, Esteio, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo e São Leopoldo. Os seis municípios compreendem 5.974 beneficiários, que receberam R$ 2 mil provenientes das doações recebidas de todo o Brasil e do exterior.
Com essas entregas, o governo do Estado encerrou a primeira fase de distribuição dos recursos doados por meio do pix. No total, 25.140 pessoas foram beneficiadas com R$ 50,28 milhões em 86 municípios afetados pela enchente no final de abril.
Em São Leopoldo, os beneficiários buscaram o cartão nesta sexta-feira no prédio onde funcionava a prefeitura. Para Nanci Gonçalves, o valor recebido chegou em um momento apropriado, sendo de grande importância para a recuperação de itens perdidos. “É um auxílio muito bem-vindo, que vai nos ajudar no cotidiano. Vamos usar, da melhor forma possível, naquilo que perdemos. Como perdi tudo, eu pretendo comprar uma cama, algo de suma importância”, contou.
Conforme Ademir Duarte, o recurso servirá para repor coisas que acabaram há poucos dias. “Essa semana mesmo acabou o gás em casa, e já vou aproveitar esse dinheiro para comprar outro. Também quero abastecer o armário com mantimentos. É muito importante essa ajuda", afirmou.
Em algumas famílias, as águas provocaram perdas extensas e é preciso recomeçar. Rita Ivone Nascimento, que tem dois filhos com necessidades especiais, usará o dinheiro para adquirir itens básicos levados pela enchente. “Uma porta que eu conseguir comprar para repor as que perdemos já será de grande ajuda. Eu estava lá há 40 anos e perdi toda minha história de vida, então vamos ter que reconstruir do zero", contou.
Eliane Alves investirá o dinheiro na reposição de itens de sua casa e no enxoval do bebê que está esperando, mas também ajudará a mãe, que sofreu perdas maiores. “Felizmente, fui pouco atingida, então vou aproveitar para pagar algumas coisas e ajudar minha mãe, que perdeu tudo”, disse.
A conclusão desta primeira fase do pix SOS Rio Grande do Sul reflete a solidariedade e o apoio da população brasileira, proporcionando alívio imediato e contribuindo para a reconstrução de vidas afetadas. O Comitê Gestor agora se prepara para a próxima etapa, reafirmando seu compromisso de continuar distribuindo os recursos de forma eficiente e equitativa.
*Informações Governo RS