Últimas
Publicado em 03/01/2023 às 15:17
Produção de Milho na região do Médio e Alto Uruguai tem quebra de 35% devido a falta de chuva
Os dados foram divulgados pelo Gerente da EMATER Luciano Schwartz durante entrevista ao Programa Manhã News.
Dados compilados pela EMATER indica que na região do Médio e Alto Uruguai as perdas nas lavouras de milho apresentam uma quebra média de 35% devido à falta de chuvas. Conforme Luciano Schwartz, a expectativa inicial era colher 145 sacas por hectare nas lavoras de milho, porém, a projeção agora é de colher 94 sacas por hectare.
O Gerente Regional da EMATER explica que esses números representam uma média de dados entre as 42 cidades atendidas pela entidade. “Temos regiões que choveu menos e por isso a quebra na produção é maior, já em outras partes ou em lavouras irrigadas, as perdas são muito menores”, disse.
Em toda a região do Médio e Alto Uruguai foram cultivados com Milho 82mil hectares, as perdas na cultura já representam um valor significativo, alcançando R$350mi. “É um valor alto que deixa de circular nos municípios da região”, ressaltou Luciano. Schwartz pediu ainda que os produtores busquem os escritórios da EMATER para ter acesso a manejos e tecnoligias que podem diminuir as perdas na produção em decorrência dos efeitos climáticos, cada vez mais constantes na região.