Saúde
Atualizado em 16/07/2020 às 11:09
Profissionais de saúde do RS podem ser voluntários em teste de vacina contra Covid-19
Podem participar profissionais que atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus
Instituto Butantan já começou a recrutar voluntários para teste de vacina contra coronavírus. Apenas profissionais de saúde que trabalham na linha de frente do combate à Covid-19 podem se inscrever.
A meta é cadastrar 9 mil voluntários nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, e no Distrito Federal.
A vacina está sendo desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac. No Brasil, os testes estão sendo coordenados pelo Instituto Butantan e outros 12 centros de pesquisa.
Para o infectologista do Hospital das Clinicas, Esper Kallas, é importante o Brasil participar dos testes para facilitar o acesso às vacinas casos elas tenham a eficácia comprovada. "É importante para o Brasil, que está sendo classificado como local principal de testes da fase três pela situação epidemica, que consiga com isso fazer uma boa negociação com esses laboratório para, caso aprovadas, essas vacinas possam ser disponibiliadas para a população brasileira", disse.
Médicos, biomédicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, enfermeiros e profissionais de enfermagem podem se inscrever como voluntários no teste. Para isso, é só responder o questionário disponível no site de São Paulo, em uma aba específica.
As estimativas mais otimistas apostam que em setembro, o laboratório chinês poderá fornecer até 60 milhões de doses para o Brasil. Já a produção nacional da vacina deve acontecer em meados do ano que vem, claro, tudo isso se ela for aprovada.
*Informações EBC