Geral
Publicado em 10/09/2019 às 16:21
Programa Líder Jovem proporciona visita ao Complexo Penitenciário de Chapecó/SC
Participantes foram divididos em quatro turmas
Com o objetivo de sensibilizar os jovens para uma realidade social diferente, para que estes possam se conscientizar da importância de estudar, buscar conhecimentos e mudar o olhar diante da sociedade, é que a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, dentro da formação do Programa Líder Jovem, proporcionou viagens para conhecer o Complexo Penitenciário de Chapecó (SC).
Os 81 participantes foram divididos em quatro turmas, para realizar as visitas nos meses de julho a setembro.
O roteiro compreendeu visita a Penitenciária Agrícola, Presídio Regional Masculino, Penitenciária Industrial e Centro de Atendimento Socioeducativo (Case). Os jovens tiveram a oportunidade de conhecer as instalações das casas prisionais, o funcionamento e os procedimentos adotados pelos agentes penitenciários, bem como tiveram contato com detentos.
Caroline Tomczak de Seberi, que participou de uma das turmas, relatou que ficou impressionada com a realidade que presenciaram. “O que mais me chamou atenção, é que qualquer ação pode comprometer o futuro, então, precisamos pensar os nossos atos. Conhecer essa realidade é impactante e demonstra que precisamos ser cidadãos conscientes”.
Há oito anos, o programa Líder Jovem contribui com o desenvolvimento de aptidões, habilidades e competências dos participantes, para serem referência de liderança na sociedade. Desde então, 330 jovens já realizaram a formação.
Com duração de um ano, o Programa contempla sete módulos com encontros presencias, atividades de campo, viagem e formatura. Desde fevereiro deste ano duas turmas estão em andamento.