Saúde
Publicado em 24/10/2024 às 13:53
Programa Mais Médicos alcança 1,5 mil profissionais no RS
O programa já alcançou cerca de 80% dos 4,9 mil municípios com menos de 52 mil habitantes em todo o país
O Programa Mais Médicos, retomado em 2023, já alcançou cerca de 80% dos 4,9 mil municípios com menos de 52 mil habitantes no país. O programa, atualmente está presente em 3.901 cidades, garantindo atendimento, principalmente nas regiões de vazio assistencial. No estado do Rio Grande do Sul, há 1,5 mil profissionais em atuação. O Ministério da Saúde calcula 26,9 milhões pessoas com acesso à saúde no Brasil. No Brasil, o Ministério ds Saúde calcula 26,9 milhões de pessoas com acesso à saúde.
– É essencial, para o SUS, chegar a todo o país. O Mais Médicos é uma realidade e faz a diferença. Quando assumimos o governo, haviam menos 13 mil profissionais em atividade. Hoje, já ultrapassamos 25 mil médicos atuando no Brasil e queremos alcançar os 28 mil daqui pra frente –, defende a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
O avanço do programa se deu, sobretudo, entre os municípios de maior vulnerabilidade social: 60% dos médicos estão nessas localidades. Pela primeira vez, o programa abriu vagas para a Amazônia Legal, ou seja, muitos municípios de alta vulnerabilidade passaram a ter médicos pela primeira vez.
O programa também cresceu em assistência à saúde indígena. Ainda no primeiro semestre de 2024, um edital abriu oportunidades para assistência aos povos tradicionais no Distritos Sanitários Especiais Indígenas, os DSEIs.
*Com informações Ministério da Saúde