Geral
Atualizado em 08/04/2020 às 17:50
Projeto ambiental desenvolvido em Palmitinho é destaque nacional
Iniciativa é finalista em uma das cinco categorias do 8º Prêmio A3P
Palmitinho é um dos três municípios finalistas ao 8º Prêmio A3P – Melhores Práticas de Sustentabilidade realizado pelo Ministério do Meio Ambiente.
A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa que busca estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade e Palmitinho concorre com o projeto “Gestão Municipal Sustentável dos Dejetos da Suinocultura”, na categoria “Destaque da Rede A3P”.
Em 2020, o Prêmio A3P recebeu a inscrição de 135 projetos em cinco categorias. O projeto de Palmitinho está entre os três melhores do país na categoria “Destaque da Rede A3P”.
Nesta quarta-feira, 8 de abril, o secretário de Agricultura de Palmitinho, Renato de Oliveira e o licenciador ambiental do município, Jean Candaten participaram da programação do Grupo Chiru e anunciaram que o projeto desenvolvido no município ganhou visibilidade nacional. A divulgação prévia dos finalistas ocorreu em 19 de março em uma web conferência com os dois gestores do Meio Ambiente do município.
O projeto, apresentado pelo município trata do monitoramento de áreas de aplicação de dejetos de suínos para a adubação orgânica, mas buscando evitar a saturação de nutrientes no solo e a contaminação da água. A iniciativa é desenvolvida no município desde 2018 e já conta com o mapeamento de aproximadamente 80% das áreas agricultáveis utilizadas pelos suinocultores.
No município, a iniciativa foi implantada através de parceria com a Embrapa Suínos de Concórdia (SC) e do Escritório da Emater de Palmitinho.
A divulgação oficial dos finalistas será realizada em 22 de abril e a cerimônia de premiação estava marcada para 27 de maio e foi adiada temporariamente devido à pandemia do coronavírus.