Geral
Atualizado em 25/01/2020 às 09:38
Projetos de revitalização do centro de FW são apresentados a comunidade
Conversa pública contou com a presença de empresários e moradores da área central da cidade
Tornar Frederico Westphalen uma cidade cada vez mais atrativa ao turismo, para as pessoas e para o comércio passa por questões de infraestrutura, pensando nisso que a Secretaria Coordenação e Planejamento (Seplan) e a arquiteta Rosana Monteiro, representando a iniciativa privada, apresentaram à comunidade, nesta sexta-feira, 24, em conversa pública na sede da ACIFW o projeto de revitalização de um trecho da rua do comércio e do espaço em frente à Catedral Santo Antônio.
– Desde que iniciei minha atuação na Seplan, recebi essa missão do prefeito José Alberto Panosso, atendendo uma das principais demandas da comunidade frederiquense, de revitalizar, tornar o trânsito e a locomoção das pessoas mais acessíveis na Rua do Comércio. Trabalhamos para isso e hoje estamos apresentando um esboço do que foi pensado – comentou o secretário da pasta Lucas Aguiar.
O projeto proposto, compreenderia o trecho da rua entre a Avenida Arthur Milani e a Tenente Portela e prevê a retirada dos canteiros centrais da rua, com aumento da largura da via e também das calçadas, a construção de floreiras com árvores e bancos, inclusive replantes das palmeiras hoje existentes, além da realocação dos postes de luz e da rede elétrica que ficaria somente do lado esquerdo melhoria na pavimentação asfáltica e na sinalização, com faixas de segurança e calçadas atendendo as normas de acessibilidade.
De acordo com Aguiar o investimento a ser feito na rua do comércio é estimado em R$ 1 milhão, feito com recursos próprios do município, inclusive com dotação para ter inicio ainda em 2020. “Será uma obra feita em etapas. Após essa apresentação e alterações, de acordo com o que está sendo indicado pela comunidade, faremos uma audiência publica e só partir daí abriríamos o processo licitatório para inicio da execução da obra. Porém, a nossa vontade é que isso aconteça com a maior brevidade possível”, disse.
O presidente da ACIFW, Ramir Severiano, salientou que realmente o projeto atende uma demanda da maioria dos associados da ACI que trazem essa reivindicação dos clientes que utilizam a rua do Comércio. “O projeto é arrojado é necessário, obras sempre trazem transtornos é difícil fazer algo sem mexer na nossa zona de conforto, no cotidiano, mas a ACI torce para que este projeto saia do papel”, disse.
Sobre a construção dos novos passeios o secretário destacou que tudo ficaria a cargo da gestão pública, sem onerar os moradores que hoje já possuem suas calçadas construídas.
Projeto da Catedral
Desenvolvido pela arquiteta Rosana Monteiro, por intermédio da própria gestão da Catedral, o projeto visa tornar o espaço entre a praça e a igreja, hoje utilizado como via para veículos em um espaço para a população, com bancos, palcos estruturados considerando a arquitetura da catedral, brinquedos, fonte interativa e arquibancadas.
De acordo com o prefeito José Alberto Panosso essa é uma proposta que precisa ser viabilizada economicamente, caso esteja de acordo com a vontade da comunidade. “A partir do que for ouvido da população vamos em Brasília tentar viabilizar recursos ou até fazer parcerias público/privadas para viabilizar”, pontuou.
Na parte interna da praça a proposta é ter um monumento que remeta a arquitetura das torres da igreja, brinquedos e placas informativas que também podem ser utilizadas para divulgação de eventos.
Pontos indicados pela comunidade com a resposta da equipe técnica
Ciclovia –foi pensado, porém era preciso ter continuidade por isso a instalação tornou-se inviável;
Rede de esgoto – não será feito neste momento, porém o projeto contemplará as esperas para a futura obra da Corsan;
Fiação subterrânea – também foi algo indicado durante a elaboração do projeto, porém o valor inviabilizaria o projeto, neste momento;
Pontos de internet – será anexo a proposta, com parcerias entre as empresas com atuação na comunidade;
Estacionamento paralelo e via de mão dupla - algo que será avaliado pela equipe técnica, mas em principio o formato do trânsito da cidade não comporta;
Ampliação dos banheiros – está contemplado no projeto da Catedral
Possibilidade de deixar uma via que funcione somente nos dias de semana, na Rua Monsenhor Vitor Batistella e que seja fechada a partir das 19 horas e nos finais de semana - será avaliado pela arquiteta.
Instalação de pontos de água quente e fria – será avaliado pela arquiteta.
Ouça a entrevista com o secretário de Coordenação e Planejamento (Seplan), Lucas Aguiar